Header Ads

"O Peso da Imagem" é o tema do próximo "E Se Fosse Consigo?"


No segundo programa de E Se Fosse Consigo? o tema será O Peso da Imagem. O formato vai para o ar na segunda-feira dia 25 de abril, a partir das 20h50, em simultâneo SIC e SIC Notícias. 

A acumulação de tecido adiposo em excesso é condição fértil ao avanço de estigma social, problema por vezes mais difícil de tratar do que as doenças associadas à obesidade.

Junto à praia, um ginásio anuncia uma aula grátis com várias modalidades para quem quiser inscrever-se. Uma jovem aproxima-se do funcionário mas a mãe não a deixa fazer a inscrição: "Porque estás gorda filha! Não tens imagem! Queres expor-te frente a toda a gente com essas banhas? Vamos embora". 


Esta é a forma como a mãe humilha a filha em público por causa do peso. A partir desta cena, o programa "E Se Fosse Consigo?" quer saber até que ponto alguém intervém para censurar o comportamento da mãe e defender a filha. Numa sociedade em busca do corpo perfeito, os gordos são apontados, discriminados e julgados por causa do peso. 


Muitos vão construindo a imagem do "gordo sorridente e bem disposto" que desculpabiliza o comportamento dos outros. Se se fizesse uma lista de pessoas alvo de preconceitos, provavelmente os gordos nem entrariam. Mas a imagem de alguém gordo ou com "peso a mais" desencadeia juízos de valor e atitudes que provocam discriminação, sofrimento e desrespeitam os direitos destas pessoas. 


O programa da SIC questiona até que ponto a sociedade aceita que o peso possa definir qualquer pessoa.
Miguel Almeida