Header Ads

"IndieLisboa". Cinema independente está de volta a Lisboa


Começou no passado dia 20 de abril a 13ª edição do festival de cinema IndieLisboa. Até 1 de maio, serão exibidos 289 filmes, que fazem "um retrato do ano cinematográfico independente". O cinema em português estará em destaque neste edição, com a exibição de cerca de 40 filmes.

O Festival de Cinema Independente IndieLisboa conta ainda com uma retrospetiva dedicada a Paul Verhoeven. O realizador de Instinto Fatal é homenageado na secção "Herói Independente" onde será possível assistir a muitos dos seus filmes menos conhecidos. Também o realizador francês Vincent Macaigne fará parte dessta secção.

Das várias produções portuguesas, destacam-se Cartas de Guerra, de Ivo M. Ferreira, Balada de Um Batráqui, de Leonor Teles, Treblinka, de Sérgio Tréfaut ou O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu, de João Botelho. Recorde-se que os primeiros dois filmes mencionados foram exibidos no Festival de Cinema de Berlim e a curta-metragem de Leonor Teles arrecadou o Urso de Ouro.

O IndieLisboa é um festival de cinema internacional e generalista que teve início em 2004. Todos os anos, durante 11 dias, oferece ao público português a oportunidade de ver filmes portugueses e estrangeiros de todos os géneros (ficções, documentários, animações, filmes experimentais, entre longas e curtas metragens), que não poderão ser vistos de outra forma, uma vez que não integram, na sua maioria, os chamados circuitos comerciais de distribuição.

Poderá consultar a programação completa, por dias, em http://indielisboa.com/eventos/

André Pereira