Header Ads

Os Exclusivos SIC - Edição 1 | "Estrelas SIC"



Numa altura em que a SIC se prepara para apostar numa nova novela para a segunda faixa do horário nobre, a lista de atores exclusivos do canal continua a crescer. Ao longo de quatro especiais, o Fantastic recorda o percurso das caras exclusivas da estação, ao longo dos últimos 10 anos. Bem-vindos ao Os Exclusivos SIC.

Edição 1 - Estrelas SIC

“Podemos orgulhar-nos de sermos o único canal em Portugal com capacidade de criar estrelas”. Era assim que em 2006 Francisco Penim, então diretor de programas da estação de Carnaxide, anunciava ao Correio da Manhã a longa lista de caras conhecidas que detinham contrato de exclusividade com o canal.

Bruno Nogueira, Herman José, Fátima Lopes e Bárbara Guimarães figuravam na lista na qual se juntavam os atores Patrícia Tavares, Ricardo Pereira, Luciana Abreu, Diogo Morgado, Nicolau Breyner, Soraia Chaves, Rui Unas e José Afonso Pimentel, além da consultora de ficção, Teresa Guilherme.

É difícil imaginar que algumas destas caras tenham pertencido um dia ao canal de Pinto Balsemão, sobretudo quando falamos de alguns dos líderes de audiência da TVI, como Fátima Lopes e Teresa Guilherme, a “rainha dos reallity shows”, que na SIC participou em algumas novelas. 


A ideia base do projeto “Estrelas SIC” era simples e passava por unir na mesma lista as figuras de proa lançadas pelo canal, juntamente com os protagonistas das suas tramas. 

Centremo-nos na ficção. Viviam-se tempos de sucesso, com Floribella a dominar as audiências do canal e a “bater” a então líder TVI. Luciana Abreu, a estreante que se tinha destacado em Ídolos como a “borboleta”, protagonizava a trama ao lado de Diogo Amaral, numa aposta ousada de Teresa Guilherme e da sua produtora, Terra do Nunca Produções.

Em 2007, Lucy preparava-se para iniciar a segunda temporada de Floribella quando foi convidada a assinar o estatuto de “estrela SIC”.  Quem não passou indiferente aos diretores da estação foi o colega de elenco Afonso Pimentel que também assinou pela estação durante “dois ou três anos” conforme o ator confirmou à revista TV Guia, em 2013. 



Em paralelo com a trama infanto-juvenil, Jura foi também dando que falar. As cenas ousadas geraram frenesim na imprensa e trouxeram algum destaque a Patrícia Tavares e Ricardo Pereira, que integravam o núcleo protagonista. Os dois assinaram pela estação em 2006, ano em que Ricardo apresenta o programa Exclusivo ao lado de Bárbara Guimarães.

Conciliar projetos era algo comum devido ao reduzido leque de nomes fortes que o canal tinha assegurados. Diogo Morgado acumulava a participação em Floribella, na qual tinha um papel secundário, com Aqui Não Há Quem Viva, uma série que só viu a sua qualidade reconhecida anos mais tarde em reposição na grelha. O ator deixou os dois projetos antes das segundas temporadas para dar vida a Santiago Medina em Vingança, aquela que era descrita como a primeira novela escrita a pensar no público masculino.

O seu personagem mantinha-se em guerra com a de Nicolau Breyner, outra das caras do canal que em simultâneo gravava Aqui Não Há Quem Viva e a participação na adaptação portuguesa de Montecristo, original da Telefe. 


Os dois atores assinaram contrato de exclusividade em 2007, com Nicolau a participar, ainda, em Floribella e Resistirei até se mudar para a TVI.

Bruno Nogueira abandonou a estação no final de 2006, depois de apresentar o concurso O Pior Condutor de Sempre e recusar uma participação na novela Vingança. Por seu lado, Rui Unas somava projetos com a série 7 Vidas, na qual contracenava com as também exclusivas Patrícia Tavares e Teresa Guilherme, a segunda temporada de Floribella e a apresentação do concurso Pegar ou Largar.

Soraia Chaves fechava o elenco de exclusivos. Em 2006, a atriz assinou contrato com a estação depois de protagonizar O Crime do Padre Amaro, e integrou o elenco fixo da série Aqui Não Há Quem Viva, onde dava vida a Sofia.

Assim se construia o projeto “Estrelas SIC”. Na próxima edição de Os Exclusivos SIC recordamos o ‘assalto’ da SIC à RTP e TVI, numa altura em que as baixas audiências da estação ditaram a saída de Francisco Penim.

Os Exclusivos SIC | Edição 1
 por Ricardo Neto Ramos