Header Ads

Saídos da Rádio - Edição 12 | Electric Man

 

Saídos da Rádio é o espaço do Fantastic Televisão onde damos a conhecer novos talentos da música portuguesa. Nesta 12ª edição, o nosso convidado é Electric Man, um projeto inovador da autoria de Tito Pires.
Electric Man é Tito Pires, fundador, vocalista e guitarrista dos Gessicatrip, e é também o nome do seu álbum de estreia, composto e tocado integralmente por si, fazendo jus à expressão one man band. Entre batidas electrónicas, guitarras em loop num jogo criativo de efeitos, sintetizador, devaneios de theremin e voz, nasce um “electro rock”, em muitos momentos dançável. A forma mantém-se livre e sem regras, resultando num som com identidade.

ENTREVISTA


01 - Electric Man é um trabalho no qual o Tito Pires surge como one man band. Porquê a ideia de criar este projeto?
Bom, na verdade sempre quis ter uma banda, e tive várias, mas ao longo do tempo fui percebendo a enorme dificuldade que é manter um grupo numa área tão pessoal como é a música e o gosto quem nem nós próprios controlamos, num projecto onde as adversidades surgem frequentemente. Tornou-se, por isso, para mim algo impraticável. No entanto nunca mais consegui deixar de fazer música, mas agora que encaro as coisas de outra forma. Talvez não faça música com a ilusão de outros tempos, mas mantenho o entusiasmo e um foco ainda maior naquilo que faço. Há, claro, uma certa disciplina para que tudo aconteça. Além disso foi também necessário contar com tempo suficiente para experimentar, errar e até mesmo suportar aqueles dias em que nada acontece.

02 - Este trabalho é o resultado de diversas experiências sonoras, realizadas ao longo de um ano por si. De onde surgiu a inspiração para a criação dos temas? 
Há sempre uma série de influências que deixam alguma marca. No entanto tentei ser o mais espontâneo possível neste processo. Improvisei muito sem definir um estilo ou uma referência a seguir. Depois fui reunindo e trabalhando as ideias que mais me agradaram. A verdade é que esta forma de trabalhar resultou e fez com que a identidade deste Electric Man surgisse naturalmente.

https://scontent-lhr3-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xap1/v/t1.0-9/12308389_1630302720567127_9181467346403516740_n.jpg?oh=8bc1bd7b10e6471bbc8157fab7d8390b&oe=56EC118C
03 - Antes de criar o Electric Man, fez parte do grupo Gessicatrip. De que forma o trabalho com esta banda influenciou o seu projeto a solo? 
 Os Gessicatrip chegaram a ser, em determinada altura, também um projecto a solo. Era eu sozinho em casa a tentar compor e gravar algo… e apenas isso. Depois quis transportar todas essas ideias para o palco, mas a estrutura das músicas exigia uma banda. E foi assim que Gessicatrip se tornou num grupo onde, naturalmente, havia toda a abertura para novas ideias vindas de quem por lá passou. Chegámos a ser quatro, mas passamos a duo ainda antes da gravação do Sala de Estar. Depois, mesmo antes de gravarmos o Raridades, eu já sabia que o José Dinis iria viver para o Porto e que aquele seria o último grito da banda. Foi aí que comecei a pensar em fazer algo sozinho, num projecto em que não estivesse dependente de ninguém e… foi assim que esta nova aventura começou. A grande influência que Gessicatrip me deixou está presente toda a aprendizagem adquirida ao longo de seis anos. 

04 - O nome Electric Man surge a partir de uma das músicas dos Gessicatrip. Quem é, de facto, o Electric Man?
Sim, o nome estava ali ao meu lado, mas demorei tempo a reparar nele. Electric Man é agora uma parte de mim. É uma forma de me expressar. É um veículo que me permite fazer música em volta de um conceito que está em constante construção.

https://scontent-lhr3-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/12345547_1630103490587050_3238401783300529166_n.jpg?oh=935f78416ba6d15a6f14025992902784&oe=571F32B2

05 - O disco homónimo foi lançado a 2 de outubro nas plataforma digitais. Porquê esta opção, em vez da aposta num disco físico?
Porque este é um disco totalmente independente. Sim, verdadeiramente. O termo “indie” vem daí, mas acho que se perdeu o significado com o desgaste. E ser independente tem os seus custos, que começam pelo investimento de material, estúdio, despesas de cópias, distribuição, promoção, etc.
Ao longo do tempo fui-me tornando auto-suficiente por essa mesma razão. Como não tenho a possibilidade de pagar tudo isto, decidi investir num curso de som, depois arranjei um pequeno espaço em casa onde componho, ensaio e gravo todo o meu material. Depois qualquer formato físico representava uma despesa significativa sem a previsão de qualquer retorno, e a sua ausência não me impedia de chegar às pessoas. Preferi, por isso, lidar com a realidade presente e tentar fazer as apostas mais acertadas com aquilo que tinha.

06 - O Tito revelou-nos que, nas atuações ao vivo, Electric Man traz-nos "batidas electrónicas, guitarras em loop num jogo criativo de efeitos, sintetizador, devaneios de theremin e voz". A que tipo de público pretende chegar com este estilo?
Não sei. Honestamente não pensei nisso. Quem é o meu público é algo que vou agora descobrindo aos poucos. Essa fórmula ao vivo foi aquela que encontrei para poder fazer o espectáculo sozinho e, na verdade, tem resultado muito bem.

https://scontent-lhr3-1.xx.fbcdn.net/hphotos-xpf1/v/t1.0-9/12294782_1628566974074035_5077589434390524214_n.jpg?oh=d1ce7010b87848af8ffe309d04a3b1ae&oe=56DEAB44

07 - O som original e muito particular faz com que o público identifique rapidamente Electric Man. Como tem sido a reação dos fãs?
Já tenho fãs? (risos) Na verdade as reações têm sido mesmo positivas. O disco está a chegar às pessoas, e é agora altura de as poder encontrar nos concertos. 

08 - Depois dos concertos de apresentação, que decorreram no final de novembro no Porto e Lisboa, já existem novas datas marcadas? Onde poderemos vê-lo e ou ouvi-lo?  
No dia 5 de Dezembro estive no MUVI Lisboa, onde fiz, finalmente, o espectáculo tal qual o imaginei inicialmente. Um espectáculo 3D, com mistura de vídeo a cargo de Pedro Carruna, que tem estado sempre comigo. Foi no Cinema São Jorge, numa sala com todas as condições para o efeito. Depois este ano não sei se ainda surgirá mais algum concerto, mas para janeiro tenho já confirmadas duas datas, uma em Vila Real e outra em Braga.



09 - O que podemos esperar de Electric Man nos próximos tempos?
Mais singles com vídeo, de forma a que mais pessoas possam ir descobrindo o disco e, espero, muitos concertos. Gostava muito particularmente de participar numa série de festivais que por cá se fazem. 

10 - Fora do palcos, em que plataformas é possível acompanhar o seu trabalho?
Inevitavelmente no Facebook, onde vou pondo todos a par de todas as novidades que vão acontecendo; no youtube onde vão surgindo novos vídeos; e, por fim, como já foi dito, em todas as plataformas digitais (bandcamp, itunes, spotify, deezer, etc) onde o disco está disponível. 

Saídos da Rádio - Edição 12
Convidado: Electric Man
Produção: André Oliveira