Header Ads

Prémios Áquila 2015 | Antevisão


Os Prémios Áquila 2015 - 2ª Cerimónia Anual da Televisão e do Cinema Português preparam-se para realizar a sua segunda gala, que este ano decorre no grande auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. O festival é único no país a conciliar prémios de Cinema e Televisão e a deixar no público a tomada de todas as decisões.  

Com o intuito de antecipar quais serão os vencedores nas várias categorias a concurso, o Fantastic Televisão apresenta-lhe agora a sua lista de prováveis candidatos a levar para casa a estatueta dos Áquila. Conheça-a aqui e faça as suas apostas até à gala que se realiza na próxima quarta-feira, dia 9 de dezembro.
 

Nesta categoria, o multipremiado documentário Pára-me de repente o pensamento, da autoria do jovem Jorge Pelicano, surge a concurso para o título de Melhor Filme, partilhando o lugar com outros três títulos. São eles Yvone Kane, de Margarida Cardoso, e Capitão Falcão, o filme que satiriza o Estado Novo, onde o protagonista Gonçalo Waddington está nomeado para Melhor Actor do ano. Por último, Os Gatos Não Têm Vertigens, de António-Pedro Vasconcelos, segue em clara vantagem tendo em conta a receção acalorada por parte do público logo no final de 2014.

De destacar também o facto de a película mais vista de sempre nos cinemas nacionais, o remake d' O Pátio das Cantigas, de Leonel Vieira, não ter sido nomeado para o prémio de Melhor Filme, tal como aconteceu com qualquer um dos filmes que compõem a trilogia As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes. O filme foi, aliás, o candidato escolhido pela Academia Portuguesa de Cinema para representar Portugal na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, na 88ª edição da Cerimónia dos Óscares.


 

Melhor Filme
Os Gatos não têm Vertigens


Melhor Ator Principal
Miguel Guilherme, O Pátio das Cantigas 

 
Melhor Atriz Principal
Maria do Céu Guerra, Os Gatos não têm Vertigens


Melhor Ator Secundário
Nuno Melo, Virados do Avesso 


Melhor Atriz Secundária
Anabela Moreira, O Pátio das Cantigas 

Melhor Realizador
António-Pedro Vasconcelos, Os Gatos não têm Vertigens

 
Melhor Argumento
Os Gatos não têm Vertigens 

  

A ficção portuguesa emitida nos canais generalistas surge em destaque, com a SIC a garantir 15 nomeações nas várias categorias de Televisão e a TVI a assegurar apenas cinco, perante a única nomeação da RTP. Na categoria de Melhor Telenovela concorrem as produções A Única Mulher (Plural Entertainment), Coração D'Ouro, Os Nossos Dias e Poderosas (SP Televisão).

O tão importante prémio de Melhor Ator Principal divide-se entre João Jesus e Rogério Samora (Poderosas), na corrida com João Reis, forte candidato a ganhar, e em que marca presença ainda José Raposo (Coração D'Ouro).

O elenco feminino candidato ao troféu é constituído por Alexandra Lencastre (A Única Mulher), que pela sua popularidade poderá levar a estátua dos Áquila para casa. Lúcia Moniz (Coração D'Ouro), Joana Ribeiro e Maria João Luís (Poderosas), já nomeada o ano passado pela interpretação da vilã Laura Aragão, surgem pela telenovela Sol de Inverno (SIC).



Melhor Telenovela 
A Única Mulher 

 

Melhor Ator Principal
João Reis, Coração D'Ouro 

 
Melhor Atriz Principal
Alexandra Lencastre, A Única Mulher

 
Melhor Ator Secundário
Miguel Guilherme, Coração D'Ouro 


Melhor Atriz Secundária
Sara Barros Leitão, Poderosas

Prémios Áquila 2015 - Antevisão
Por André Rosa e Rita Pereira
Com a colaboração de André Oliveira e Carolina Bico