Header Ads

"Os Maias" de João Botelho em estreia na RTP1

 

A minissérie Os Maias, produzida a parte do filme homónimo de João Botelho, está a chegar à RTP1. A estreia acontece na próxima segunda-feira e a produção será exibida nos dias 28 e 29, às 22h45, em duplo episódio.

Esta é a versão integral da adaptação cinematográfica do livro de Eça de Queirós. Enquanto a versão que vimos no cinema tinha duas horas de duração, a versão televisiva contará com três horas. “Não queria trair o Eça mas não podia fazer um filme de 10 horas”, explicou o realizador. O objectivo é fazer um libreto de ópera com sequências que começam a preto e branco e acabam a cores. 

"Queria divídi-lo consoante os diferentes retratos da política portuguesa", revela. O filme teve um orçamento de 1,5 milhões de euros mas, segundo o realizador, "na realidade, precisávamos do triplo”. 

Os protagonistas da história serão João Perry (Afonso da Maia), Graciano Dias (Carlos da Maia), a brasileira Maria Flor (Maria Eduarda), Pedro Inês (João da Ega), Pedro Lacerda (Thomaz d’Alencar), Rita Blanco (D. Maria da Cunha), entre outros atores, num total de 52 caras que compõem o elenco. A voz narrada de Eça de Queirós será de João Vaz de Carvalho.

André Pereira