Header Ads

Duplo Clique | "Queimar Cartuchos"


Juntos, Fazemos a Festa. A TVI fez a festa no sábado, dia 12 de dezembro, e vai repeti-la nos próximos sábados até ao fim do ano. Que festa? Uma maratona televisiva em honra das supostas Melhores Canções do Ano 2015. Um conceito já incontornável, a avaliar pelos tops mediáticos das melhores músicas de 2015, os vídeos mais virais de 2015, os gatinhos mais fofos de 2015, até aos verdadeiros acontecimentos marcantes de 2015, que povoam os meios de comunicação nesta altura. Na TVI, a emissão mais não serviu do que para arrecadar receita com chamadas de 760, fazendo as vezes da emissão especial de Natal que este ano não haverá porque a Leopoldina bateu as asas para outro canal.


A dita festa correspondeu ao esperado. A produção da Coral Europa assegurou um programa de alinhamento expetável, pouco apto a reinvenções; graficamente bem conseguido, porque colorido e luminoso. A nível de conteúdos, uma emissão competente na arte de não iludir o público: se as melhores canções do ano (apuradas com que critérios?) foram músicas pop e populares, as quatro horas de espetáculo ofereceram isso mesmo. Um entretenimento leve, musical, com a presença de artistas cujas músicas marcaram os seus anos profissionais, mas dificilmente chegaram ao firmamento das melhores canções do ano – nem de Queluz de Baixo, nem Portugal nem do mundo.


A TVI não brinca em serviço e por isso Cristina Ferreira chegou-se à frente do programa de estreia. Igual a si própria, enérgica e bem-disposta, a apresentadora conduziu a solo, mediando breves entrevistas com os artistas, num cantinho de sofá mais caseiro que o habitual. As conversas, muito decalcadas do formato A Minha Vida em Fotos, do matutino Você na TV!, passaram a vida dos cantores em revista, revelando, uma vez por outra, segredos e histórias de bastidores. A maior parte das vezes, nada que o público já não pudesse saber a partir de outros programas.


As atuações musicais foram, por isso, a aposta forte. Que festa é que se faz sem música? Das bandas sonoras telenoveleiras às faixas populares dos arraiais, nada faltou no palco. A realização encarregou-se de tornar os planos mais arrojados, e bem, adotando uma espécie de filtro de imagem mais cinematográfico. Pela sua produção exímia, Juntos, Fazemos a Festa com as Melhores Canções de 2015 chegou como um produto de entretenimento bem acabado - é pena os conteúdos serem sempre os mesmos, vocacionados para a audiência mais garantida.


Nos próximos sábados dias 19 e 26 de dezembro, Manuel Luís Goucha e Fátima Lopes, respetivamente, vão abraçar mais quatro horas de apelos às chamadas telefónicas, intermediados com outros espaços de entrevista. Quais serão os tops artísticos propostos? A TVI é que sabe – e assim vai fazendo a festa com os portugueses, que aplaudem, atiram os foguetes e vão buscar as canas.

Juntos, Fazemos a Festa, para ver nos dias 19 e 26 de dezembro, às 16h, na TVI.

Duplo Clique - 71ª Edição
Uma crónica de André Rosa