Header Ads

"Como Água para Chocolate" estreia na RTP2

 

A RTP2 estreia no dia 1 de janeiro, às 22h50, o filme Como Água para Chocolate. Um best-seller de Laura Esquível adaptado ao cinema por Alfonso Arau e transformado numa fascinante fábula romântica e gastronómica.

No norte do México, Pedro e Tita estão apaixonados um pelo outro, mas a mãe de Tita opõe-se ao casamento, pois uma tradição familiar impede que a filha mais nova se case para poder cuidar da mãe até ao fim dos seus dias. Pedro aceita casar com Rosaura, a irmã mais velha de Tita, só para poder estar próximo dela. Esta, que nasceu na cozinha, aprendeu a dominar a arte de misturar condimentos e sentimentos através da comida. 

Os anos passam e Tita vai-se habituando à tirania da mãe. Entretanto, a sua outra irmã foge com um revolucionário e Rosaura tem uma filha, de que Tita se ocupa com grande dedicação. Rosaura acaba por partir com Pedro e a filha, deixando Tita mergulhada na maior e mais devastadora melancolia. Só vinte anos depois da morte da mãe é que Tita se junta a Pedro numa tão aguardada e derradeira "noite de núpcias".

O romance de Laura Esquível transformou-se, rapidamente, num best-seller traduzido para onze línguas e editado em 20 países. Trata-se de uma amarga história de amor que se desenrola no México entre 1895 e 1934, sobre a tragédia pessoal de uma rapariga impedida pela mãe de casar com o homem que amava, devido a uma absurda tradição familiar. 

Toda esta história de desencontros amorosos, fugazes seduções, casamentos alternativos, melancolias devastadoras e tiranias maternais está, admiravelmente, ligada pela rica e variada gastronomia mexicana num jogo fascinante entre a mesa e os sentimentos. 

Alfonso Arau, a partir do argumento adaptado pela sua mulher, constrói uma bela, fantástica e imaginativa história de amor, numa mista atmosfera de fábula romântica e irónica sátira familiar, onde nem sempre é fácil ficar "como água para chocolate", isto é, em estado de paixão efervescente.

André Pereira