Header Ads

'Bem-Vindos a Beirais' terá especial de fim-de-ano

 

A série Bem-Vindos a Beirais terá um episódio especial de fim-de-ano que vai para o ar esta quarta-feira, dia 30 de dezembro. O último capítulo de 2015 é transmitido às 21h12, logo após o Telejornal, na RTP1.

Neste episódio,  está tudo preparado para a festa de passagem de ano na sociedade. Com o consentimento de Rita, Gabriel vai ter com Inês a casa para lhe fazer companhia. Logo depois aparecem os dois amigos com quem Gabriel estava e, ainda, Tânia, que resolveu fazer-lhe uma surpresa, que traz também duas amigas. Dinis e Marta vêm do quarto e juntam-se aos outros. Inês observa-os, preocupada.

A festa continua na sociedade. Carlos, Diogo, Nuno e Tiago estão novamente reunidos. Tiago confessa que escondeu o órgão mas como é óbvio amanhã já vai ter de o entregar a Rita. Nuno mostra-se desesperado por Susana querer começar a recolha de alimentos já no dia seguinte, independentemente da ressaca. Luís também está farto de ouvir literatura que considera manhosa. É neste contexto que Diogo dá a ideia de utilizarem as passas para tentar anular os desejos de ano novo das suas caras metades. Os outros três também ficam a ponderar essa hipótese. Júlio e Vítor aparecem em casa de Tiago, pois receberam uma denúncia de uns moradores próximos por causa do barulho. 

Dinis desliga a música e Inês explica que ficou a tomar conta dos mais novos, porque a mãe e Tiago foram para a sociedade. Descontraído, Gabriel diz que é suposto haver barulho na passagem de ano e que à meia-noite ainda vai para a janela bater tachos e panelas como manda a tradição. Júlio diz-lhes que vão ter de informar os pais deles, para desagrado geral. Olga está em casa com a neta ao colo, as gémeas estão a brincar no chão, o bebé Domingos anda a cirandar, e Carlo dorme no carrinho. Olga canta para eles.

Em casa de Tiago, Júlio e Vítor acabaram por se juntar à festa e dançam no meio do grupo. Dinis assiste, doente mas divertido. Gabriel pensa em filmar o momento e publicar o vídeo na internet. Inês acha que o melhor é ele levar toda a gente dali para fora, antes que ela fique de castigo por tempo indefinido. Gabriel ainda tenta, em vão, puxar o pessoal para a sociedade.

São 23:40 e Rita confessa a Tiago que o que lhe apetecia agora era ir para casa passar a meia-noite com os miúdos. Tiago fica satisfeito e os dois saem para a rua. Já Clara vai buscar as passas para ter tudo pronto para a meia-noite. De volta a casa de Tiago, Inês consegue finalmente convencer o pessoal a ir para a sociedade, mas Gabriel fica pois não se imagina a começar o ano sem ela. Ficam os dois a dar um jeito à casa.

Para surpresa e comoção de Olga, Susana e Nuno aparecem em sua casa para ela não passar a meia-noite sozinha. Depois são Rita e Tiago que entram a correr em casa no último minuto, juntando-se aos filhos e a Gabriel. A casa de Tiago já está como a tinham deixado. Na sociedade grita-se “feliz ano novo” e todos se abraçam e beijam. Diogo e Luís abrem o champanhe, enquanto Nazaré passa as passas a Carlos que, mais uma vez, dá a volta à questão e entra em encargos: diz que gostava de ter um cão. Nazaré fica feliz com a ideia de ter um filho e um cão.

Na rádio, Diogo e Carlos desejam um feliz 2016 a todos os Beiralenses. Carlos confessa que gastou as 12 passas para anular o desejo da Nazaré, mas nem assim funcionou. Diogo não o conseguiu fazer com o de Clara, pois não seria uma boa maneira de começar o ano. Nisto surge Nuno a pedir que guardem a comida que sobrar no dia seguinte, que depois ele e a Susana passam em casa deles para a irem buscar. Nuno sai para continuar de porta em porta, a pedir às pessoas que não deitem fora a comida que sobrou da festa, pois pode fazer a diferença a muitas famílias.

André Pereira