Header Ads

'A Corrida' na próxima "Grande Reportagem SIC"


Esta quinta-feira, dia 17 de dezembro, vai para o ar mais uma Grande Reportagem SIC, com o tema A Corrida, no Jornal da Noite. A pouco mais de um mês das eleições presidenciais, a SIC acompanha o galope das sondagens e segue a corrida dos três candidatos que vão à frente: Marcelo Rebelo de Sousa, Maria de Belém Roseira e António Sampaio da Nóvoa. 


O perfil dos três aspirantes ao principal cargo da Nação, contado pelos próprios e pelos que lhe estão mais próximos; a análise ao detalhe do percurso e da vida; os pontos mais sonantes dos respetivos currículos; os momentos mais dissonantes da já longa jornada dos três. 


Marcelo, professor catedrático, foi diretor do Expresso e, sem ter sido fundador, esteve na fundação do PPD, em 1974, com Francisco Sá Carneiro e Francisco Pinto Balsemão. Filho de um homem do antigo regime, Baltazar Rebelo de Sousa, um amigo muito próximo de Marcello Caetano, Marcelo Nuno esteve quase a ser afilhado do sucessor de António de Oliveira Salazar. "A política está-lhe no sangue", dizia-nos Diogo Freitas do Amaral, um dos seus mais fervorosos apoiantes. 


Maria de Belém Roseira, antiga presidente do PS, antiga ministra da saúde e da igualdade nos dois governos de António Guterres, está sob o holofotes da vida pública há mais de 40 anos. Conquistou o título de governante mais popular no primeiro governo de António Guterres, sem se livrar das críticas duras de dois dos seus sucessores na pasta, Manuela Arcanjo e António Correia de Campos. 


António Sampaio da Nóvoa, 61 anos, o mais novo dos três, entrou no palco dos media em 2012, na sequência do convite de Cavaco Silva para presidir às comemorações do 10 de junho. Sampaio da Nóvoa deixou a pairar um discurso de esperança, pleno de frases que ficam no ouvido, mas que o tempo se encarregaria de esvaziar. Reitor honorário da Universidade de Lisboa, agita a que considera ser a sua principal bandeira: a fusão entre as universidades Clássica e Técnica. 


A Corrida é uma Grande Reportagem de Pedro Coelho, com imagem de Luís Pinto, edição de imagem de Ricardo Tenreiro e direção de Alcides Vieira e Rodrigo Guedes de Carvalho.



Miguel Almeida