Segunda Opinião | "Será que 'Temos Negócio'?"
Temos Negócio é a
nova aposta da estação de Queluz de Baixo para os serões de sábado. A
estreia não foi auspiciosa, mas cumpriu os seus objetivos, ao liderar no
seu horário. O formato conta com o apoio da OLX, como é visível até no
logótipo
do programa, que é formado pelas cores da marca (o roxo, o verde e o
laranja).
Este formato pretende juntar empreendedores em
equipas, organizadas por trios, e pôr à prova toda a sua criatividade, engenho, e capacidade de
negociação. O objetivo é adquirir produtos para melhorar as condições de
habitação do armazém onde estão a viver, que só contém beliches, um frigorífico e pouco
mais.
A componente reality-show está, inevitavelmente, presente
no formato. Na segunda emissão as discussões entre concorrentes ganharam
destaque. Afinal, são esses pequenos escândalos que fazem subir as
audiências. Mas toda a mecânica do jogo, faz com que esse contexto passe
para segundo plano.
Leonor Poeiras foi a escolha da
TVI para dar a cara pelo programa. A opção tomada pela estação foi
excelente, pois este
formato tem a cara da Leonor. Além disso, a escolha merece destaque
positivo, pois finalmente o quarto canal entrega um programa de horário
nobre a um apresentador que não é a
Cristina Ferreira ou o Manuel Luís Goucha. Depois de Pequenos Gigantes
com Fátima Lopes e de Rising Star com Leonor Poeiras e Pedro
Teixeira, este será dos poucos programas a ter uma condução alternativa.
No primeiro programa, Temos Negócio mostrou ser um formato com bom conteúdo, que ensina o
público a investir nos seus sonhos, a nunca desistir e a ser um bom
empreendedor (algo que muita falta faz em Portugal). Apesar disso, falta
algum ritmo. Para torna-lo mais dinâmico, deveriam ser
incluídas provas semanais entre as equipas, ou algo que levasse o
programa a ganhar algum movimento, caso contrário, será mais uma boa
aposta a sair pela porta dos fundos.
Outro grande ponto
contra o Temos Negócio é o horário. O programa deveria ser transmitido
mais cedo, logo após o Jornal das 8. Assim teria mais visibilidade.
Mais uma vez, compreende-se a aposta para o terceiro horário da noite: o
medo de perder para a principal novela da concorrência. Mas, pelo
menos, poderia ir para o ar pelas 22h30 (deixando o diário de A Quinta
para depois).
Temos Negócio é um formato inédito em Portugal, embora já tenhamos visto alguns
programas com pontos em comum - como é o caso de Shark Tank, onde o
negócio é o fator principal. Adaptado do original
holandês True Trader$, este programa é, ainda assim, uma aposta
inovadora para a grelha da TVI, uma vez que se distancia dos típicos
reality-shows que a estação emite, assim como se destaca por ser uma
alternativa às telenovelas.
Segunda Opinião - Edição 50
Marco Filipe (Diário da TV)
Uma rubrica em parceria com o Fantastic Televisão
Marco Filipe (Diário da TV)
Uma rubrica em parceria com o Fantastic Televisão
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