Header Ads

Segunda Opinião | "A Quinta: o reality que poucos veem"


Depois de várias edições de sucesso de Big Brother, Secret Story ou Quinta das Celebridades, entre outros,  a estação de Queluz de Baixo decidiu continuar a apostar nos reality shows e estreou A Quinta, uma nova versão da Quinta das Celebridades. Este "novo" programa mistura anónimos e famosos quem têm um único objetivo quando entram n'A Quinta: cuidar dos animais e cumprir todas as suas tarefas de modo a chegar à final do programa e habilitar-se ao prémio de 30 mil euros. Mas não é tudo. Os concorrentes terão ainda de conviver 24/24 horas com outras pessoas e os conflitos podem acontecer.

Para o leque de concorrentes famosos, a TVI apostou em Sara Norte, Paulo Freitas do Amaral, Romana, Carlos Costa, Santiago, Merche Romero, Rúben da Cruz, Marta Cruz, Saúl, Liliana Aguiar e Gonçalo Quinaz. Ainda neste grupo entram Larama, Luna e Kelly Madeiros, que apesar de terem entrado no leque de famosos, pouca gente os conhecia em Portugal, pois estes foram participantes no Big Brother em Angola (os dois primeiros) e no Brasil (a última). Logo aqui a TVI falhou.

Os concorrentes famosos de celebridades têm pouco, por isso, despertam pouco o interesse do público. A TVI andou nos "saldos" e escolheu concorrentes fracos. Chegou a falar-se de nomes como José Carlos Pereira, uma aposta que seria muito mais forte e contribuiria para o sucesso do programa.

Já os anónimos também poderiam ter sido melhor escolhidos. Apesar de Inês, Pedro, Liliana e Angélica formarem um grupo de concorrentes muito participativo nas tarefas da casa, estes sempre foram muito "apagados", principalmente Inês e Angélica, que pouco aparecem nas imagens dos diários.

Para um formato familiar como este, a estação de Queluz de Baixo deveria ter arranjado nomes mais "sonantes" no ouvido do público e concorrentes anónimos que despertassem mais o interesse e trouxessem algo ao programa. Este é o primeiro ponto contra o formato da TVI.

O segundo é mesmo a apresentadora. Depois de conduzir sem nenhuma pausa Secret Story 5, Desafio Final, Luta Pelo Poder e The Money Drop, Teresa apresenta uma imagem gasta e a precisar de se afastar por uns meses do ecrã. O seu estilo de apresentação não varia em muito e a apresentadora não se sabe renovar. Os trocadilhos, as piadas, os risos e até a saudação inicial de "Olá meninos! Olá meninas! Ouvi dizer..." com a sua voz tão característica já cansam o público.

Além disso, a "Madre Teresa" sempre gostou de criar casalinhos onde eles não existem e essa situação piorou quando os resultados d'A Quinta começaram a ser negativos. A apresentadora queria transformar este programa num Secret Story, onde todos os concorrentes faziam "ondulações" na cama uns com os outros.  Esse é mais um grande ponto contra A Quinta.

Outra grande falha n'A Quinta é a falta ritmo. Para além das tarefas obrigatórias (tratar dos animais) e das conversas de "encher chouriços" entre os concorrentes, pouco mais se vê nos diários. A TVI deveria criar jogos e pôr os concorrentes a competir entre si para ganhar imunidades, nomeações diretas e coisas para melhorar A Quinta.

Teresa Guilherme culpabiliza a TVI pelos maus resultados do programa pois falta um diário às 21h. A apresentadora tem razão, mas a verdade é que os elevados custos d'A Única Mulher não lhe permitem passar para segundo horário, pois iria perder audiência e o canal perderia dinheiro.

Talvez a TVI possa chegar ainda a um meio termo e salvar o programa. Se o quarto canal terminar o Jornal das 8 cerca de 7 minutos mais cedo e abdicar de 2 ou 3 minutos de publicidade, pode fazer um "mini diário" apenas com as imagens centrais. Ainda assim, não será este bloco a fazer milagres.

Este formato tem a receita ideal para liderar, mas a TVI não o soube aproveitar. A Quinta vai terminar, provavelmente, com um dos piores resultados que algum reality show já fez na estação de Queluz de Baixo. Enquanto isso, The Voice Portugal deve continuar a liderar e Peso Pesado Teen a perder cada vez a sua audiência. 

Segunda Opinião - Edição 47
Marco Filipe (Diário da TV)
Uma rubrica em parceria com o Fantastic Televisão