'Inspector George Gently' estreia na Fox Crime
A Fox Crime estreia no dia 18 de novembro, quarta-feira, às 23h10, a série Inspector George Gently. A produção conta com 15 episódios de 90 minutos e vai para o ar de terça a quinta. Este é um drama criminal a decorrer na década de 60 sobre um detective à antiga a tentar lidar com uma época onde a linha que separa a polícia dos criminosos não está muito bem definida.
Com a ajuda de John Bacchus (Lee Ingleby), o inspector George Gently (Martin Shaw) passa os seus dias a levar os membros do submundo do crime à justiça.
George é de Londres, um homem da classe operária bem sucedido. Ele serviu na Segunda Grande Guerra, no oitavo batalhão de Montgomery. Viajou com o batalhão pelo norte de África, Sicília e Itália. Conheceu a sua esposa Isabella em Nápoles e depois da guerra regressou para a ir buscar. Casaram e viveram em Londres onde trabalhou como inspetor chefe para a polícia metropolitana. Não podiam ter filhos.
Durante o seu tempo na polícia, ele
opôs-se ferozmente contra a corrupção. Um gangster londrino, Webster,
subornava 7 oficiais. Gently sabia mas não conseguia provar. A sua busca
por esta linha de corrupção resultou no assassinato da sua esposa.
No funeral de Isabella, ele entregou a carta de despedimento e comunicou ao seu superior que o seu emprego como polícia resultou na morte da sua esposa. No entanto, aceitou um último caso, em Northumberland, para apanhar Webster e vingar a morte da sua esposa. Neste caso, ele conhece John Bacchus e decide que este talentoso jovem poderia mais tarde tornar-se num polícia perigoso e corrupto. E assim decide ficar em Northumberland, com Bacchus sob a sua alçada. Gently já foi a alguns encontros mas nunca conseguirá deixar a sua esposa para trás.
Gently é conhecido por ser recto mas já quebrou as regras pelo "bem maior". Por exemplo, nem sempre tem um mandado de busca quando precisa e, quando realmente está zangado, pode esmurrar um suspeito. Mas ele nunca falsificaria provas, algo que Bacchus faria. Mas, em última análise, é um polícia honesto e seguidor das regras. A sua vantagem como polícia é que não presume nada sem fundamento e tem um talento para ver a alma das pessoas, enquanto formula os seus palpites.
Bacchus era casado com a filha do seu chefe, Lisa, com quem tinha uma filha pequena, Leigh-Anne. Ele não amava Lisa (Melanie Clark Pullen) mas casou com ela por estar grávida e porque o seu sogro lhe disse que a carreira dele acabaria se não o fizesse. Estava desesperado para ir para Londres e se juntar à polícia metropolitana mas entalou-se a si mesmo. Acabou por divorciar-se de Lisa, por vontade dela, e vê ocasionalmente a sua filha.
Bacchus é um polícia brilhante e inteligente mas nem sempre segue as regras. Sem grande paciência, muitas vezes quer apressar-se no caso, levando-o a cortar curvas e, por vezes, a quebrar a própria lei. Bacchus tem dois lados peculiares: ele odeia pessoas mais inteligentes e ricas que ele e pessoas mais estúpidas e pobres que ele.
André Oliveira
Comente esta notícia