'A Morte de Carlos Gardel' inaugura ciclo de cinema na RTP2
A RTP2 dedica as noites de quarta-feira de novembro ao cinema. A partir de hoje, todas as semanas, depois das 23h, vai para o ar um filme. Hoje, dia 4 de novembro, é emitido A Morte de Carlos Gardel (2011), seguindo-se Honra de Cavalaria (2006), Demain? (2011) e Mar Adentro (2004). Em comum, estas quatro propostas de filmes têm o facto de nos falar da relação com a vida.
Hoje, às 23h03, vai para o ar A Morte de Carlos Gardel. Este é um filme português baseado na obra homónima de António Lobo Antunes e conta a história de Nuno (Carlos Malvarez), um jovem toxicodependente que está em coma no hospital. Durante os dois dias em que luta pela vida, os seus familiares recordam o passado do jovem e é a partir daí, que se percebe o seu presente.
Os Álvaro (Rui Morrison) e Cláudia (Célia Williams), os pais divorciados e as suas novas relações disfuncionais, e Graça (Teresa Gafeira), a tia médica que não terá filhos porque vive com Cristiana (Maria João Pinho), sentem-se culpados pelo estado em que Nuno se encontra, pelos desalentos da vida, mas também pelos sonhos que criaram. O pai, apaixonado por tango, recusa-se a aceitar a morte do filho, deixando-se levar numa espiral de delírio e confundindo um imitador com o seu cantor de tango argentino favorito, já desaparecido: Carlos Gardel.
Em 2011, o filme foi nomeado para a categoria de Melhor Filme nos Prémios Caminhos do Cinema Português, que se realizam anualmente na cidade de Coimbra.
André Oliveira
Comente esta notícia