Header Ads

Saídos da Rádio - Edição 6 | Bruno Correia



Saídos da Rádio é o espaço do Fantastic Televisão onde damos a conhecer novos talentos da música portuguesa. Nesta 6ª edição, lo nosso convidado é Bruno Correia, o grande vencedor do programa Rising Star da TVI, conquistando júri  - e principalmente o público que lhe deu a vitória.

 Embora tenho sido a vitória no programa a dar-lhe visibilidade e o tão desejado contrato para gravar, Bruno Correia tem passado os últimos anos a fazer o que mais gosta – cantar. Desde que em 1987 pisou os palcos pela primeira vez com os Onda Choc, Bruno nunca mais parou, é dele a voz de vários personagens da Disney ou de  temas de bandas sonoras de novelas. .

ENTREVISTA 
1 – Estreou-se em 1987 nos Onda Choc. Como foi fazer parte desta mítica banda? 

Entrar nos Onda Choc foi, sem dúvida alguma, a maior realização pessoal que tive na altura. Eu tinha todos os LP's e cassetes do grupo. Gravava os programas todos por cima de filmes do meu pai (risos) quando já não tinha cassetes VHS virgens ou com espaço... Recortava fotos deles nas revistas... Quando soube que iria a um casting para  poder entrar na banda, foi um momento único na minha vida, que recordo com muito amor e carinho. E na altura não se pensava como hoje em dia, o querer aparecer em revistas ser se famoso, etc. Eramos crianças, vestiamo-nos como tal, apesar da responsabilidade imposta , deixavam-nos ser crianças, jovens. Acima de tudo um sonho concretizado.

2 – Foi a voz de algumas personagens da Disney. Interpretar temas para cinema é algo que o atrai?
 


Amava cantar a banda sonora de um filme. Sempre que vou ao cinema  imagino-me cantar aquela banda sonora. Inclusivamente, gostava de entrar novamente na representação. Até mesmo na fase da publicidade nas salas de cinema, imagino-me a cantar uma  publicidade. Quem sabe, ver o meu videoclip no ecrã gigante, um dia...

3 – Também já interpretou alguns temas de bandas sonoras em telenovelas. Acha que esta pode ser uma boa forma de dar a conhecer os cantores nacionais? Porquê?
 
Sim, já cantei  em duas novelas em simultâneo na TVI , Deixa Que Te Leve e Sentimentos. Foi incrível ver o tema "Hoje não vou mais chorar" a aumentar as visualizações no Youtube e todos perguntarem, quem era o intérprete. E foi este o tema que me mostrou ao meu país. Por isso mesmo, a ficção nacional ajuda muito na divulgação de artistas e músicas nacionais. Espero vir a repetir .

4 - Em 2014 vence o programa Rising Star, da TVI. Porque decidiu participar no formato?
 


Eu não queria concorrer, pois sei que iria sofrer represálias, devido a ter estado noutro programa 5 anos antes. Fui no último casting, sem avisar família e amigos.... Sempre no segredo dos Deuses... Foi o melhor que fiz.
 


5 – O que mudou com a vitória no formato? 

Acima de tudo o que mudou na minha vida foi a exposição, o deixar de ser um mero anónimo. Depois, realizar  o meu maior sonho... Gravar um CD e fazer o que mais amo. Apesar de nada se tornar mais fácil, pois a luta continua ... Ajudou-me  a conseguir um contrato que é hoje em dia o mais difícil.
 
6 – Lançou este mês o seu primeiro disco, um álbum homónimo. Fale-nos um pouco deste trabalho.
 


Este meu CD é sem dúvida o espelho daquilo que eu sou. É um CD muito verdadeiro, emotivo, honesto. Tudo aquilo que canto, sou eu. Nada me foi imposto a gravar. Todos os autores e compositores sabiam para quem estavam a escrever e tiveram o cuidado de ir ao encontro do que eu sou, vocalmente e psicologicamente. A última palavra seria sempre minha e nisso estou grato à Farol Música, por me deixar ser 'eu' no meu projeto. Sempre que ouço o meu CD, sei que estou tão despido de preconceitos e medos. Sinto-o demasiado verdadeiro. Foi me muito difícil gravá-lo, não só pela exigência vocal  mas acima de tudo pela fragilidade que eu e a minha família estavámos a atravessar.

 
7 – “Tudo o que quero és tu” é o nome do primeiro single. O que traz de diferente este tema?
 


Acima de tudo  o que posso dizer sobre o meu primeiro single tem a ver com o facto de eu marcar a minha sonorização. Não é a típica balada, nem aquele tema que todos esperavam, onde eu iria fazer malabarismos vocais. Acima de tudo é um tema fresco, com um arranjo pop/clássico. Será por aqui a minha linha musical. Sempre muito bem delineada, com uma boa base  orquestral e sem fugir à minha essência. E graças a Deus, o meu Produtor e Director Musical, José Castanheira, consegue-me entender na perfeição. O mais incrível é o significado que cada pessoa tira da letra de uma música e escuta-la à sua maneira. Para mim este tema fala de despedida e  eu consegui passar o que sinto a cada ouvinte. Mas mais importante  que tudo isto é conseguir chegar, tocar no coração das pessoas que gostam de mim. Não me importa se o que  canto  é comercial,  a típica balada, que coloquem em mim os típicos estigmas... Para mim o mais importante é chegar às pessoas e tocá-las.

8 – Acha que a forma de ouvir música está a mudar? A era digital poderá ser benéfica ou prejudicial?


Sim, sem dúvida que está a mudar. Considero que por um lado a era digital ajuda em muito, pois pode ser partilhada, é imediato e  chega mais depressa ao ouvinte. Por outro lado, a pirataria faz vender menos. Os músicos, autores, cantores, produtores, todas as pessoas inerentes a um tema/CD perdem os seus direitos e não considero correto .



9 - De que forma podemos acompanhar o seu trabalho, nos palcos ou na internet? 


Podem acompanhar me através da minha Página Oficial do Facebook (Bruno Correia Página Oficial). Faço questão de ser eu a geri-la. É muito importante para mim estar perto de quem me faz estar perto do que mais amo fazer, senti-los para escrever, compor. Perceber qual o caminho, ouvir as críticas construtivas. Costumo chamar  aos meus fãs no Facebook de " Familia*Facebook", pois é isso mesmo que somos, uma " família". Faço questão de serem sempre os primeiros a saberem as novidades, fotos, tudo o que esteja ligado ao meu lado profissional.

10 – O que poderemos esperar do Bruno nos próximos tempos?  

Nos próximos tempos poderão acima de tudo esperar o mesmo que tenho dado até aos dias de hoje. Um Bruno honesto, verdadeiro, um homem com carácter. Um Bruno lutador, persistente, que nunca se achou mais que ninguém. Que continua a lutar para  marcar o seu lugar  no panorama musical. Mesmo com a vitória do programa, nada se tornou mais fácil. Agora mais que nunca tenho de provar que mereci a vitória do mesmo. Quero muito uma carreira internacional e já estou a trabalhar para isso. O mais importante na vida é saber sonhar, não desistir. Afinal o medo é a castração dos sonhos. E hoje em dia ainda somos livres de poder sonhar e sermos do tamanho dos nossos sonhos.
 
Saídos da Rádio - Edição 6
Convidado: Bruno Correia
Produção: André Oliveira
Agradecimentos: Farol Música