Header Ads

'Peso Pesado Teen'. Conheça os novos treinadores

 

A terceira edição de Peso Pesado estreia no próximo domingo, desta vez numa versão Teen. A nova temporada traz uma equipa de treinadores renovada. Desta vez, o programa contará com três caras neste grupo de profissionais do desporto. Pedro Correia, Joana Mota e Mauro Policarpo são os seus nomes.

http://images.cdn.impresa.pt/sic/2015-09-07-_DSC8101.jpg-2?v=w550h404
Pedro Correia
O desporto sempre fez parte da sua vida: jogou futebol e rugby, faz surf e pratica boxe e full-contact. Pedro Correia, treinador do Peso Pesado Teen, define-se como “rigoroso, focado e perfecionista”. “Este projeto é um desafio e eu gosto de desafios. Somos um dos países com maior taxa de obesidade infantil e sempre quis lutar contra este flagelo”. diz.

Licenciado em Educação Física e Desporto pela Universidade Lusófona, o treinador de 33 anos está a tirar um mestrado em Treino Desportivo, com especialização em Treino de Alto Rendimento. “O meu perfil enquanto treinador é diretivo. Gosto de puxar pelas pessoas. O ginásio não é para fazer turismo, é para treinar. Quanto mais rigor e profissionalismo eu colocar no treino, maior é a probabilidade de sucesso”, afirma.

Atualmente é Personal Trainer e Fitness Manager Trainee no Holmes Place, e foi coordenador do Programa Peso Vital, um plano completo de treino e nutrição de 12 meses que visa combater a obesidade. Conta ainda com muitos anos de experiência como preparador físico de equipas de diversos desportos - hóquei em patins, futebol e futsal - como treinador de futebol de camadas jovens e professor de Educação Física.

Joana Mota
É conhecida por ser “durona” a dar treinos, mas a treinadora do Peso Pesado Teen define-se como “sensível e intuitiva”. “Às vezes percebo que não posso ser durona para atingir os resultados pretendidos mas sou sempre muito motivadora. Nos meus treinos ninguém desiste: se não conseguem fazer cinco repetições, fazem duas. Há sempre solução.”

Ligada ao desporto desde os 4 anos, Joana Mota praticou ginástica, dança e é ex-atleta de alta competição de Patinagem Artística. De atleta a treinadora da pré-competição foi um salto e acabou por se licenciar em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana, com um menor em Exercício e Saúde. Atualmente trabalha como Personal and Group Trainer e Coreógrafa do Lagoas Health Club, em Oeiras, e é também responsável pela rubrica do ginásio no Faz Sentido, na SIC Mulher.

Para Joana Mota, estes jovens precisam de se desligar dos problemas familiares, da escola e do seu próprio mundo. “Quero ensinar-lhes novos hábitos e a não serem derrotistas: tudo o que veem são problemas, têm de aprender a ultrapassar obstáculos e saborear as pequenas conquistas. A partir daí, o principal trabalho está feito e os resultados aparecem”, diz. 

 
Mauro Policarpo

“Sou exigente, com raça e gosto de treinos a estoirar”: é assim que se define o ex-ginasta de alta competição e um dos treinadores do Peso Pesado Teen. Licenciado em Educação Física e Desporto, Mauro Policarpo, de 37 anos, é diplomado pelo Centro de Estudos de Fitness em atividades de grupo e musculação, pela Akademia Aeróbica e é técnico da Federação Portuguesa de Ginástica em Ginástica Acrobática. Atualmente é professor de aulas de grupo no Clube VII, em Lisboa, e Ginástica de Competição, no Gimnofrielas.

O treinador do Peso Pesado Teen acredita que o seu espírito competitivo e objetivo, fruto do seu percurso na ginástica acrobática de competição e de todos os desafios que tem superado na vida, vai ser fundamental para conduzir a sua equipa. “Sou duro e objetivo, é preciso muita disciplina para atingirmos resultados”.


Nos últimos 20 anos, trabalhou com jovens e crianças, muitos com excesso de peso, e defende que esta é uma batalha que se trava em família. “Não é só praticar desporto, é importante incutir um estilo de vida saudável, e os pais também têm de ter um papel ativo”, afirma.


André Oliveira