Header Ads

'Big Brother 1' estreou há 15 anos. Veja os vídeos


3 de setembro de 2000. Este é o dia que ficará para sempre na história da televisão portuguesa. Foi há precisamente 15 anos que chegou a Portugal a 'Geração BB', que viria a conquistar definitivamente a nossa televisão. Foi nessa noite, na TVI, que Teresa Guilherme conduziu a primeira gala do Big Brother 1.

“Começa hoje o Big Brother. Chegou o grande momento! Nos últimos meses este programa tem sido o principal assunto das conversas nos empregos, nos cafés, na casa de milhões de portugueses. Muito se tem dito, discutido e inventado sobre o programa que vai marcar para sempre a história da televisão em Portugal! E também no mundo… A partir de agora não haverá espaço para mais especulações, a imaginação vai dar lugar aos factos. Bem-vindos ao Big Brother. Bem-vindos à novela da vida real”. Foi desta forma que Teresa Guilherme introduziu a primeira gala.

Entrada dos concorrentes na casa / Vídeo de apresentação de Marta Cardoso

Marta Cardoso, recordou estas primeiras emoções no seu blogue Zoom In. "As primeiras horas, depois da porta fechada atrás de nós, estão simultaneamente muito presentes e ausentes na minha memória. Uns falavam que se desunhavam, outros mal abriam a boca; uns pareciam viver ali há muito tempo, outros demonstravam algum desconforto e necessidade de adaptação; mas todos pareciam concordar que a casa era muito bonita e simpática", escreveu a agora apresentadora da TVI.

"A euforia de absorver muita coisa em pouco tempo era evidente no grupo, de nos conhecermos, de nos instalarmos e começarmos uma nova vida. Mas para jovens, cuja média de idades rondava os 24 anos, foi fácil e rápido. Excepto para a Susana, uma loirinha muito bonita e sorridente que depressa captou a atenção masculina da casa", continuou.

Gala Final do Big Brother 1 (excerto)

O primeiro Big Brother realizado em Portugal teve início a 3 de Setembro de 2000 e terminou 120 dias depois, a 31 de Dezembro de 2000. O vencedor do reality show foi Zé Maria. Segundo os dados da Marktest e Gfk, esta foi, até hoje, a final de um reality show mais vista de sempre na televisão portuguesa. A gala conseguiu 23.9% de audiência e 76.7% de share.

O programa foi objeto de amplo debate sociológico na sociedade portuguesa. Teve quatro edições com anónimos e mais três com famosos. Desde então, a SIC e a TVI continuaram a apostar em reality shows, à semelhança de outros países. Quinta das Celebridades, Casa dos Segredos, O Bar da TV, Acorrentados ou A Bela e o Mestre são apenas alguns desses exemplos. 
 
Reveja alguns dos melhores momentos do programa:

  Especial Big Brother - 10 Anos Depois (melhores momentos do programa)

 


André Oliveira