Header Ads

Trilogia " As Mil e Uma Noites" este fim-de-semana em lisboa

 

Estreia dia 27 de agosto, a primeira parte de As Mil e Uma Noites, uma trilogia de Miguel Gomes. O Inquieto é o nome do primeiro de três filmes que foram recebidos em clima de elogio pela crítica internacional e que chegam agora a Portugal.

Este tríptico tem uma duração total de 6 horas, composto pelos filmes "O inquieto", "O desolado" e "O encantado" e inspiram-se na estrutura do livro de contos As mil e uma noites. Apesar de as estreias comerciais das segunda e terceira partes só acontecerem a 24 de setembro e 1 de outubro, respetivamente, este fim-de-semana poderá ver as três, excecionalmente,

Será no cinema Ideal, em Lisboa, que serão exibidas duas sessões especiais, às 19h30 de sábado e domingo, com a apresentação do próprio realizador.


Segundo Miguel Gomes, no site oficial do projeto, "o que se pretende com este filme é fazer duas coisas em simultâneo: 1) retomar o espírito delirantemente ficcional de As Mil e Uma Noites e sobretudo reafirmar com ele e através dele o vínculo que une o Rei e Xerazade e 2) traçar um retrato ou uma crónica de Portugal durante um ano (num momento em que o país está sujeito aos efeitos da “austeridade” criados pelo programa de assistência financeira da Troika)".

As Mil e Uma Noites é, por isso "ficção e retrato social, tapetes voadores e greves", dimensões que aparentemente "não estão ligadas ou pelo menos que nos habituamos a arrumar em diferentes gavetas", conclui o realizador.
André Oliveira