Duplo Clique | "Sal, Sol e Humor"
Férias. Os portugueses estão de toalha estendida, pés na areia e música nos ouvidos. Em agosto, o 5 para a Meia-Noite também tirou férias, mas encontrou uma maneira de manter presença na grelha da RTP – aos sábados, num novo horário.
A ideia é boa: manter o formato este mês, ao fim-de-semana, de forma a que ninguém tenha demasiadas saudades, ou porventura se esqueça do programa mais irreverente e eletrizante do serviço público de televisão. O canal marca assim a diferença face à saturação da grelha das concorrentes privadas – que à sombra de tanta novela ameaçam prolongar a silly-season ao resto do ano –, oferecendo com o Sábado para a Meia-Noite o entretenimento que se espera, ou seja, um produto interessante e televisivamente bem construído. O facto de os apresentadores dos outros dias da semana também se sentarem no sofá do 5, colaborando como convidados, também ajuda a dividir os protagonismos e a promover novos segmentos, preenchendo as duas horas que o programa (gravado) ocupa na programação.
Apesar de, objetivamente, esta versão do talk-show pouco se diferenciar da que chega à televisão de setembro a julho, o que é certo é que chega com muito mais espaço para respirar. As entrevistas e os momentos de música tornam-se maiores, permitindo níveis de entretenimento diferentes, e o público, em casa e no estúdio, agradece (como se viu no bailarico espontâneo ao som de Quim Barreiros). No fundo, as noites de sábado trazem sempre um best of do 5.
O programa promete ainda novos jogos, desafios e verbos diferentes (que são o seu principal apanágio), e “a mesma animação de sempre”, mas a outra hora, segundo se lê no site da RTP. Dia 8 a cadeira será ocupada por Nilton; no sábado da primeira quinzena por Luís Filipe Borges; a 22 de agosto será a vez de Nuno Markl e no fim do mês de férias, a 29, a altura de Pedro Fernandes entrar em delírio com mais uma emissão cheia de humor e adrenalina. “Há melhor forma de começar o verão?”.
Sábado para a Meia-Noite, para ver aos sábados, por volta das 22h, na RTP1.
Duplo Clique - 59ª Edição
Uma crónica de André Rosa
Comente esta notícia