Header Ads

Saídos da Rádio - Edição 4 | Candymoon

 

Saídos da Rádio é o espaço do Fantastic Televisão onde damos a conhecer novos talentos da música portuguesa. Nesta 4ª edição, os nossos convidados são os Candymoon, um projeto sonhado e materializado por Célia Ramos, Pedro Leónidas e Alessio Vellotti.

Sem obedecer a fronteiras, a música veste influências do Folk, Blues e da música pop moderna. Acompanhada pelo som maioritariamente acústico da banda, a voz passeia pelos versos com melodias entre o liricismo e o jazz, cantando histórias, algumas reais, outras caricatas ou sonhadoras.
ENTREVISTA

1 – Candymoon é o nome do vosso projeto musical. Porquê esta designação?
Candymoon representa um bocado a natureza das nossas letras e musicas, que se revelam que mostram um pouco do peso do mundo retratado um pouco de forma fantasiosa, doce, ou naif.

2 – A banda é constituída pela Célia, o Pedro e o Alessio. Como surgiu esta oportunidade de trabalharem em conjunto?
Pode-se dizer que somos o epicentro dos Candymoon, mas a banda propriamente dita, conta com vários colaboradores, que sem eles a musica não seria a mesma. Contudo a Celia Juntou-se a nós, quando procurávamos uma voz, para musicas que andávamos a compor... A Celia respondeu ao nosso desafio com uma gravação da voz dela, sobre os primeiros temas que lhe mandámos quando procurávamos saber se ela gostava do que estávamos a fazer... foi uma conversa muito musical, mas não falamos oficialmente sobre o assunto antes de já estarmos a trabalhar juntos.

https://somaletra.files.wordpress.com/2014/07/candymoon_foto.jpg

3 – Qual a função de cada elemento no grupo?
Para além da parte instrumental/musical, nesta altura todos temos de ser polivalentes e acabamos envolvidos em muitas tarefas não musicais, que fazem parte de cuidar deste projecto. Musicalmente, é como se combinássemos um assunto, em que nós apresentamos a a banda sonora, e a Célia constrói o resto da historia e falas á volta dela... soa cinematográfico... mas é um pouco assim...

4 – Candymoon aposta em músicas com fortes influências do folk, blues e pop moderna. Porque é que optaram por estes estilos musicais?
A abordagem dos estilos, acaba por ser sinergia nossa, e não uma escolha. Tocamos nos nossos instrumentos da forma que gostamos de nos sentir, e saem as influencias... É um processo muito pessoal, em que nos encontramos todos....


5 – A banda aposta maioritariamente num som acústico. Porquê este registo mais intimista?
Como todos gostamos muito da sensação de musica a ser tocada por pessoas, optámos por fazer a produção toda deste disco da forma mais genuína possível. Tentámos manter as coisas o mais "ao vivo" possível, e reduzimos a produção a um som muito parecido com o que acontece quando a musica está "a ser tocada", algumas faixas foram mesmo gravadas em take diretos.

6 – Assumem-se como uma banda que “canta histórias”. Quais são as situações que vos inspiram na composição das músicas e na escrita das letras?
Aqui sem querer que soe demasiado genérico, o dia a dia e a relação entre as pessoas é a inspiração para histórias....algumas até verídicas...

7 – O vosso primeiro álbum chama-se Storytales. Quais as expetativas para este novo trabalho?
Falemos antes de objectivos... gostávamos de o divulgar o máximo possível, para as pessoas nos irem conhecendo. funcionamos num registo um pouco diferente do que é produzido hoje em dia, e esperamos que as pessoas apreciem isso.

8 – Porquê a escolha de Mark the Question como o vosso novo single?
O Mark é uma música positiva, e é precisamente o que as pessoas precisam de receber hoje em dia... uma mensagem positiva, e fazerem por elas e pelos seus sonhos, para não nos consumirmos nesta atmosfera cinzenta e tóxica de incertezas. Mark também é o tema de abertura do álbum.


9 – De que forma podemos acompanhar o vosso trabalho, nos palcos ou na internet?
Apesar do single já circular em varias rádios, como a TSF ou a Renascença, podem nos acompanhar maioritáriamente através do nosso facebook, onde fazemos a nossa divulgação toda em: https://www.facebook.com/CandyMoon.band. Concertos de apresentação virão a seguir à época balnear.

10 – Para vós, qual o papel dos Candymoon no panorama musical atual?
Tentamos tocar e apresentar a nossa música de forma genuína, e esperamos que num meio que a musica cada vez é mais processada eletronicamente, as pessoas apreciem ouvir o registo natural e intimista com que nos apresentamos.

Saídos da Rádio - Edição 4
Convidado: Candymoon
Produção: André Oliveira
Agradecimentos: Farol Música