Header Ads

Série documental "DOP" será emitida na RTP2


Na semana da comemoração do Dia de Portugal, a RTP2 exibe uma série documental intitulada DOP, da autoria da jornalista Anabela de Saint-Maurice. 

Numa época em que se atribui elevada importância à exportação dos produtos tradicionais portugueses, o produtor tem plena consciência de que existe uma vantagem competitiva se obtiver uma certificação de origem para o seu produto. Além disso, na ótica do consumidor, um produto DOP, isto é, com Denominação de Origem Protegida é um artigo seguro e produzido de acordo com as regras da sua região. 

Em Portugal, existem dezenas de produtos agro-alimentares com certificação e é cada mais difícil escolher uns em detrimento de outros. Deste modo, nesta produção da RTP foram escolhidas áreas distintas da tradição cultural portuguesa. 

No dia 10 de junho, o primeiro episódio, intitulado Sal focar-se-á na produção existente nas salinas. O nosso país sempre teve uma elevada tradição de comércio de sal. Contudo, a partir dos anos 70, os salgados entraram em declínio. Muitas explorações foram abandonadas, embora ainda existam indícios destas em terras como Aveiro, Figueira da Foz e Algarve. Nos últimos anos, foi despoletado novamente o interesse pelo sal ou flor de sal, encarada como um produto gourmet e ao sabor da moda nacional. Mas será esta tendência suficiente para inverter a conjuntura atual?
Esta e outras perguntas poderão ser respondidas na emissão desta primeira parte do documentário, transmitido a partir das 23h30, na RTP2. 

No dia 11 de junho, esta série documental prossegue com O Queijo, mergulhando no universo dos queijos portugueses. Considerados os melhores da Europa, a partir dos anos 80, os queijos portugueses foram classificados como DOP. No nosso país, existe uma forte tradição na produção de queijo de ovelha, mas também um acrescido interesse gastronómico, devido aos produtos feitos à base de leite de cabra ou de vaca, como o Queijo da Serra da Estrela, o Queijo de São Jorge e o Queijo de Cabra Transmontano. Esta segunda parte será emitida às 23h30 na RTP2 e terá a duração de 50 minutos, à semelhança do primeiro episódio. 

Carolina Bico