Header Ads

RTP2 com ciclo de cinema português em julho

 

A RTP2 dedica as noites de sábado do mês de julho à exibição de filmes em português. Ao longo de quatro semanas, a estação apresenta propostas de filmes nacionais, três dos quais em estreia absoluta na televisão pública. Deste Lado da Ressurreição, Foto, Paixão e A Vida Invisível são as produções exibidas.
https://catracalivre.com.br/wp-content/uploads/2015/04/Deste_Lado__da_Ressureicao.jpg
Deste Lado da Ressurreição

Dia 4 de julho, às 22h40, vai para o ar lado Deste Lado da Ressurreição, um filme de 2012, realizado por Joaquim Sapinho e que conta com Pedro Sousa, Joana Barata, Sofia Grilo, Pedro Carmo, Luís Castro, João Castro e Mariana Pacheco.

Rafael, irmão de Inês, regressou de uma estadia no outro lado do mundo, mas já não é o mesmo de outrora.Inês descobre que o irmão voltou da Austrália. Ela quer ser surfista como ele e, por isso, foge de casa. Rafael volta ao Guincho para surfar e fá-lo como quem quer morrer. Mas já não lhe interessa o surf, só o céu, como se buscasse o céu dentro de água. 

Inês percebe que, ao contrário do que a mãe lhe disse, o irmão afinal esteve num convento e vai voltar para lá. Ela não tem com quem ficar no Guincho e sente-se perdida. Já não consegue viver como vivia. No convento, Rafael não encontra a paz que procurava, não consegue sair do lado de cá da Ressurreição. A mãe não sabe, mas ela é quem verdadeiramente atingiu o limite.

http://www.alfamafilmsportugal.com/thumb.php?src=6232.jpg&x=1370&y=739&f=0
Foto
Dia 11 de julho, às 22h40, estreia Foto, uma história dos nossos dias que retrata a viagem de Elise, uma jovem na procura da sua identidade. Filha de uma famosa fotógrafa Francesa que acaba de morrer, Elise descobre que o seu Pai biológico é Português. A sua procura trá-la a Portugal onde os velhos amigos de sua mãe nos fazem reviver as memórias da nossa história recente, através de fotografias. 

As personagens são interpretadas por conceituados atores franceses como Anna Mouglalis (Elisa), Johan Leysen (Pai), assim como por conhecidos atores portugueses (Ana Padrão, Rui Morrison, entre outros).

https://pedroteixeiraneves.files.wordpress.com/2012/03/thumb-3.jpg
Paixão
Dia 18 de julho, às 22h40, estreia Paixão, uma viagem aos abismos do desejo e da relação humana. Neste filme realizado por Margarida Gil, uma mulher a recuperar de uma tragédia pessoal aprisiona um homem que encontrou numa festa. O luto dela passa a ser a luta entre os dois, num corpo a corpo verbal e na banalidade de um falso quotidiano conjugal. Mas será que ele consegue viver sem ela?
João Lucas é um escritor que conhece, no final de uma noite de boémia, uma cantora com o nome de Maria. Segue-a até casa e, quando acorda no dia seguinte, encontra-se, para sua grande surpresa e fúria, fechado à chave no quarto. 

Maria está perdida na sua dor: o marido acabou de se suicidar, depois de matar a filha pequena de ambos. Ela procura amar este homem, raptando-o e fechando-o num andar de um prédio entaipado e prestes a ser demolido. Maria dedica-se inteiramente ao bem-estar de João Lucas. Tornam-se amantes. Vivem as suas núpcias. Aproveitando a intimidade com Maria, João Lucas decide fugir e fechá-la no quarto. Tenta abandonar a casa, não consegue, sente-se perdido. Enclausuram-se na casa. Nada mais resta aos amantes. A vida continua. O prédio é demolido numa nuvem de caliça e de entulho.

O filme conta com Carloto Cotta, Ana Brandão, Sandra Faleiro, Gonçalo Amorim, Alexey Shakitko e Constança Villaverde.

http://imagens7.publico.pt/imagens.aspx/822147?tp=UH&db=IMAGENS
A Vida Invisível

Dia 25 de julho, às 22h40, estreia A Vida Invisível. Realizado por Vítor Gonçalves, o filme conta com Filipe Duarte, João Perry, Maria João Pinho, Pedro Lamares e Susana Arrais. A solidão e a perda são os sentimentos dominantes deste filme que marca o regresso de Vítor Gonçalves à realização.

Uma noite, Hugo, um funcionário no Terreiro do Paço, está sentado nas escadas do ministério onde trabalha. Não consegue voltar a casa. Lembra-se da reunião em que António, seu superior no ministério, lhe falou de como temia a proximidade da morte. E como parecera querer dizer algo sobre a vida do próprio Hugo. 

As imagens de uns misteriosos filmes de 8 milímetros estão sempre a voltar ao seu espírito. Encontrou-os em casa de António, já depois deste ter falecido. Agora, o desejo de Hugo em adivinhar o que teria ficado por dizer entre os dois traz-lhe outras memórias do passado. Inesperadamente, recorda a mulher que amou, Adriana, reencontrando de novo o sentimento duma vida não vivida.

 André Oliveira