Header Ads

Comentadores políticos podem deixar de ser pagos na RTP1


Uma das mais recentes decisões da nova administração da RTP prende-se com o não pagamento dos comentadores políticos pela sua participação nos programas de debate. Gonçalo Reis, atual presidente da estação pública revelou que uma estratégia a adotar será a de «os políticos, tendencialmente, não serem pagos» pela participação regular em programas de opinião e debate. 

A questão foi levantada pelo PSD na Comissão de Ética no Parlamento, no seguimento do conhecimento de algumas remunerações milionárias auferidas pelos comentadores. A bancada social democrata referia-se aos comentadores do programa de opinião Três Pontos, emitido de segunda a sexta-feira na RTP Informação. 

De acordo com informação divulgada pelo jornal Público, Carlos César, presidente do Partido Socialista ganha 6 000 euros mensais pelo seu comentário. Já Rui Moreira deveria auferir 4 000 euros, mas tal não se verificou. Nuno Melo do CDS/PP nunca chegou a receber os 2 000 estipulados, dado não ter entregue os recibos. Deste modo, com os contratos vigentes a chegar ao fim, o canal deixará de remunerar estes comentadores, decisão que constará dos livros de estilo. 

Carolina Bico