Header Ads

[Especial] Globos de Ouro - 20 Momentos que marcaram


A XXI Gala dos Globos de Ouro, da SIC, acontece a 15 de maio, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Aquela que é uma das maiores cerimónias da indústria cultural portuguesa recebe, em pleno mês de aniversário do Fantastic, honras especiais. 

Desta vez, apresentamos uma retrospetiva dos últimos 20 anos da cerimónia, com 20 momentos que marcaram a história o evento. 

01 | I Gala dos Globos de Ouro 
A 8 de abril de 1996 realizava-se a primeira gala dos Globos de Ouro, organizada pela SIC e pela Caras. No ano em que a revista foi lançada, o canal de Carnaxide iniciava a transmissão desta festa que tem como objetivo celebrar o talento nacional. A apresentação estava a cargo de Catarina Furtado, que foi a cara do evento até 2002.


 02 | Abertura da II Gala dos Globos de Ouro
A 7 de abril de 1997 realizou-se a segunda gala dos Globos de Ouro. Neste ano, a abertura do espetáculo ficou marcada pela participação dos Tocá Rufar, que interpretaram o tema do evento de uma forma bem tradicional. Até hoje, esta é considerada uma das aberturas mais originais de sempre dos Globos de Ouro.



03 | Prémio Carreira para Ruy de Carvalho
A 5 de abril de 1998, Ruy de Carvalho era o vencedor do "Prémio Carreira", entregue por Emídio Rangel. A categoria, que na altura substituía o "Prémio Mérito e Excelência", foi sempre uma das mais desejadas da noite. A entrega do prémio ao consagrado ator foi uma das mais emocionantes dos 20 anos de Globos de Ouro.

 

04 | Abertura da gala pelo 'Canal Credo'
A 5 de maio de 2002 realizava-se a sétima gala dos Globos de Ouro. Nesse ano, o último em que Catarina Furtado apresentou o evento, a abertura foi feita de uma forma bastante original. As personagens do Canal Credo, um sketch humorístico do programa Herman SIC abriam o espetáculo e anunciavam que as medidas de austeridade tinha chegado à SIC. 


05 | Teresa Guilherme vs Herman José
Também em 2002, durante a entrega do prémio de "Melhor Apresentador de Entretenimento", Teresa Guilherme não conseguiu esconder a insatisfação pela dupla vitória de Herman José - que ganhou este Globo e também o de "Melhor programa de entretenimento" em Herman SIC. Nesse ano, Teresa estava também nomeada na categoria de "Melhor Apresentador de Entretenimento", pela condução de Big Brother.



06 | Alexandra Lencastre e Herman José
A 30 de maio de 2003, Herman José e Alexandra Lencastre protagonizaram um dos momentos mais inesperados dos 20 anos de Globos de Ouro. Tudo aconteceu no momento em que a atriz subiu ao palco para receber o prémio de "Melhor Atriz". O que se seguiu, ninguém esperava...



07 | Bruno Nogueira e Rui Unas
A 21 de maio de 2006, ano em que Bárbara Guimarães se estreia na apresentação, Bruno Nogueira e Rui Unas entregam um prémio na categoria de Teatro e protagonizam um dos melhores momentos de humor dos Globos de Ouro.  


08 | O 'beijo' de Floribella
Em 2007, a SIC introduziu uma categoria intitulada "Momentos 2006", que visava distinguir, através do voto do público, alguns dos melhores momentos televisivos da SIC. Uma das categorias, a de "Melhor Beijo", foi vencida por Luciana Abreu e Diogo Amaral, no papel de Floribella e Frederico. A reação de Diogo ao discurso de Luciana foi também um dos momentos da gala.


09 | O momento de Jorge Palma
Na XIII Gala dos Globos de Ouro, emitida a 11 de maio de 2008, Jorge Palma protagoniza um dos momentos mais insólitos do evento. Mais uma vez, Herman José é também um dos envolvidos. O estado do cantor, que recebeu um Globo, e o atrevimento do então apresentador da SIC fizeram com que este momento ficasse definitivamente na história dos Globos de Ouro.



10 | Recordar Henrique Mendes
Em maio de 2008, na XIII Gala dos Globos de Ouro, a SIC prestou homenagem a Henrique Mendes. Nuno Santos, o então diretor de programas da estação, chamou até ao palco uma série de profissionais da estação e amigos de Henrique Mendes, com o objetivo de recordar o apresentador de televisão.


11 | Convidados musicais internacionais
Anualmente, os convidados musicais internacionais marcam presença na Gala dos Globos de Ouro. Em 2009, na XIV Gala dos Globos de Ouro, foi a vez dos A Fine Frenzy pisarem o palco para cantar You picked me.


12 | Vip Manicure
Durante várias edições dos Globos de Ouro, Maria Rueff e Ana Bola animaram os presentes com as personagens Maria Delfina e Denise de Magalhães, as famosas Vip Manicure. Ao longo dos vários anos, muitas foram as farpas lançadas aos convidados presentes.


13 | Daniela Ruah ganha Prémio Revelação
Em 2010, a SIC passa a contar com uma nova categoria, a de Revelação do Ano. Carminho, Daniela Ruah, Fábio Coentrão, Hugo Chapouto, João Manzarra, João Salaviza, João Tordo e Sofia Escobar foram os oito candidatos escolhidos pela CARAS e a SIC. A responsabilidade da escolha do vencedor coube ao público que votou e decidiu atribuir o prémio a Daniela Ruah.

.

14 | O Amor é Mágico
Todos os anos, as músicas candidatas a "Melhor Música" do ano são interpretadas pelos cantores ou bandas originais, durante a gala. Em 2011, os Expensive Soul cantaram O Amor é Mágico, numa atuação contagiante que levou o Coliseu dos Recreios ao rubro. A música acabou por vencer nessa mesma categoria.



15 | Coutinho e Gi nos 'Globos'
A gala de 2011 dos Globos de Ouro contou com momentos de humor protagonizados por Gi (Custódia Gallego) e Coutinho (João Ricardo), o casal que fez sucesso na novela Laços de Sangue, da SIC, nesse mesmo ano.


16 | Homens da Luta
Em 2011, os Homens da Luta também marcaram presença no espetáculo. Depois de invadirem o espetáculo, acabaram por apresentar um dos vencedores na categoria de Música, ao lado de Bárbara Guimarães.
 
17 | Uma fase negra do Cinema
Na XVII Gala dos Globos de Ouro, em 2012,  Rafael Morais e Nuno Lopes foram até ao palco receber o Globo de Ouro em nome do João Canijo, pela vitória de Sangue do Meu Sangue como melhor filme de 2011. O discurso negativo dos atores foi um dos momentos mais marcantes, pela dura realidade retratada no mesmo em relação à fase negra que o Cinema português atravessava então.

 
18 | César Mourão e a 'velha'
A 19 de maio de 2013, César Mourão era o responsável por alguns momentos de humor da XVIII Gala dos Globos de Ouro, com um dos papéis mais relevantes da sua carreira: a "velha". Ao longo da noite, o ator brincou com vários convidados, sendo responsáveis por várias piadas hilariantes.


19 | Atores brasileiros nos 'Globos'
Todos os anos os Globos de Ouro recebem convidados brasileiros, atores que fazem parte das novelas emitidas pela SIC. Em 2015, será a vez de Lília Cabral e Lima Duarte pisarem o palco da grande festa da SIC e da revista Caras. Em 2013, foi a vez de Débora Falabella e Murilo Benício, atores de Avenida Brasil, participarem.


20 | João Baião regressa nos 'Globos de Ouro'
A edição de 2014 dos Globos de Ouro marcou o regresso de João Baião à SIC. O apresentador abriu o espetáculo, ao lado de Manuel Marques, Luciana Abreu, Cláudia Vieira, Diana Chaves, João Paulo Rodrigues e João Manzarra, num medley repleto de musicalidade.


Globos de Ouro - 20 Momentos que marcaram
por André Pereira