Header Ads

"Bem-Vindos a Beirais" com episódio especial no aniversário da RTP


A RTP1 emite na próxima sexta-feira um episódio especial de "Bem-Vindos a Beirais" dedicado ao 58º aniversário da RTP. Neste capítulo, que vai para o ar logo depois do "Sexta às 9", os habitantes de "Beirais" passam para a frente das câmaras.

Tudo começa quando Patrícia comenta com Marina e Luís que a RTP aceitou transmitir a peça improvisada de "O Monólogo do Vaqueiro". Patrícia explica que a Junta pretende homenagear os 58 anos da RTP e que a ideia é recriar o monólogo no palco da sociedade recreativa. Patrícia refere que já sabe quem vai protagonizar a peça de teatro. Mais tarde, Patrícia consegue convencer Vasco a protagonizar a peça e garante-lhe que já tem nome para o encenador. Patrícia convida Júlio para ser o encenador da peça. Ele hesita e Vítor intromete-se e diz que tem mais capacidades para desempenhar a tarefa. 

Ao ver a discussão entre ambos, Patrícia propõe-lhes que encenem a peça em conjunto. Na rádio, Carlos aproveita para anunciar que Beirais foi aceite para uma homenagem à RTP, que está prestes a completar 58 anos, fazendo uma recriação da primeira peça que foi emitida pela RTP: o Monólogo do Vaqueiro. Carlos refere que a peça irá ter lugar na sociedade recreativa e que terá como cabeça de cartaz Vasco e que Júlio e Vítor serão os encenadores. Lucinda e Alcides não se conformam por Julien não estar na posição de Vasco. 

Os Guardas ensaiam com Vasco e ele mostra-se desanimado com a quantidade de texto que tem para decorar. Mais tarde, em casa, Tiago encontra Vasco a estudar o papel. Diverte-se com o desespero do irmão e oferece-se para estudar o texto com Vasco. Júlio tenta convencer Marina e Luís a fazerem de rainha e de rei na peça. Marina acha que não tem jeito para falar e Viriato explica que ela não deve estar preocupada com isso pois a peça é um monólogo e por isso eles não vão dizer nada, apenas vão estar presente no palco. Eles aceitam e Luís diz a Viriato que ele conhece muito bem o Monólogo do Vaqueiro. Viriato sorri e diz que teve de o estudar noutros tempos da sua vida e que ainda hoje gosta muito do texto. 

Os ensaios na sociedade recreativa continuam. Júlio e Vítor tentam ajudar Vasco que revela dificuldades em memorizar o texto. Patrícia tenta não desanimar e incentiva Vasco. Ele vai tentando dizer o texto e concluem o ensaio. Todos aplaudem, apesar de exaustos. Patrícia apercebe-se do nervosismo de Vasco e pergunta se ele está bem. Vasco mente e diz que sim, mas retira-se desconfortável. 

Mais tarde, todos ajudam a preparar a sociedade recreativa para a peça. A ausência de Vasco é notada e os Guardas e Patrícia mostram-se preocupados pela sua ausência. Em casa, Rita apercebe-se que Vasco está muito pensativo. Ela estranha que ele não esteja já a preparar-se para representar e ele confessa-lhe que não vai ser capaz de subir ao palco. Rita fica preocupada e tenta convencê-lo a não desistir, mas ele diz que é mais forte do que ele e que só de pensar que vão lá estar as câmaras da RTP, sente as pernas a tremer. 

Na sociedade recreativa está tudo pronto para o espetáculo Monólogo do Vaqueiro. Rita conta a Patrícia que Vasco desistiu e Patrícia começa a ficar nervosa. Viriato levanta-se e pergunta o que é que estão à espera e Júlio explica que Vasco tem medo do público e que não têm ator para fazer o monólogo. Viriato afasta-se e vai falar com Marina e Luís. Marina informa Patrícia que o espetáculo tem que continuar e que é melhor começarem a passar as imagens da peça de 1957 como estava previsto. 

O público começa a ficar impaciente com a espera. Os beiralenses começam a ver as imagens na tela e começam a comentar que conhecem a cara do ator. Olga diz que é Viriato e todos concordam com ela. Marina está vestida de rainha e Luís de rei enquanto Viriato está vestido de vaqueiro. Viriato continua a dizer o monólogo e todos assistem muito atentos e fascinados. 

Viriato acaba e todos os beiralenses levantam-se e batem palmas. Patrícia diz a Viriato que está sem palavras e dá-lhe um abraço. Ela diz que tem a certeza que era o Viriato que estava nas imagens da RTP e Viriato interrompe-a, não dá grandes explicações e diz que o mais importante foi salvar a honra de Beirais e que o espectáculo foi feito e gravado.