Header Ads

RTP2 transmite cerimónia dos Prémios Sophia 2015



Este ano, a cerimónia de atribuição dos Prémios Sophia 2015 volta a ser transmitida pela RTP2, a partir do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém. O evento acontece a 2 de abril e este é o regresso da gala à televisão pública, depois de não ter sido exibida pela mesma em 2014.

Neste espetáculo, os cineastas da Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas farão uma homenagem, através dos Prémios Sophia, às melhores prestações dos seus pares, nos filmes que estrearam em 2014, sendo um evento transversal à programação da RTP1.

Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Atriz, Melhor Actor, Carreira e os premiados nas outras categorias da criação e produção cinematográfica vão receber no palco do CCB o reconhecimento e a distinção da Academia, numa cerimónia a que se juntam alguns dos mais criativos músicos e intérpretes nacionais.

As nomeações e a eleição dos vencedores são realizadas por votação secreta e direta por parte dos membros da Academia para um Notariado, que faz a gestão dos procedimentos até à abertura dos envelopes com os vencedores, em palco, na noite da Gala dos Prémios Sophia.
Recorde-se que as primeiras atribuições dos referidos prémios ocorreram em 2012, tendo inaugurado em Portugal,  a escolha anual dos melhores cineastas e obras, exclusivamente votadas pelos seus pares.