Header Ads

22º Aniversário TVI: Os programas que marcaram Portugal

 

Hoje, 20 de fevereiro de 2015, a TVI comemora o seu 22º aniversário. Foi em 1993 que a então "Quatro", conhecida como a "televisão da igreja" iniciava as suas transmissões. Mais de duas décadas depois, a estação é líder consecutiva há mais de 8 anos.

Neste dia de festa, o Fantastic recorda 22 programas que marcaram a história da TVI e da televisão portuguesa. 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiBsX-5eZL5TTwG2idFrJjVqFfN0kX7hyphenhyphen7AD7mK4q0O3Zc2CYfeVcG0LNhsiNxyAVsdn2MiNiUTNIzl623iFMT6BzDsDQJoMSoaYvNbN3GLJhgtCP1g12ZfI1UVDrrhefrvNqEls6xrKIg/s400/amiga+olga.png
Amiga Olga (1993) 
Vídeos: Uma das emissões de A Amiga Olga  

Programa que marcou a estreia televisiva de Olga Cardoso, após uma carreira de 50 anos na rádio. A Amiga Olga e a frase «quer a chave ou o dinheiro? chave ou dinheiro?» que tanta gente repetiu, e o «rapaz do gongue» foram marcos do humor nacional.

http://culturax.org/wp-content/uploads/2014/09/timthumb.png
Batatoon (1998)
 
Batatoon foi um programa infantil transmitido pela TVI.  O palhaço "Batatinha" e o seu amigo "Companhia" contavam com os seus brinquedos vivos - a Ping, a Pong e o Risório - a cadela Pulga, o Ursinho João, o Peixinho Expô, o Sapo Xixi, o Comando, a Agendinha de Internet, a Caixinha do Correio, a Dona Rede e o Microgaitas, o microfone privado do Batatinha.



Reis da música Nacional (1999) 
Reis da Música Nacional (1999)

Programa de música portuguesa apresentado por Pedro Miguel Ramos e Rute Marques. Em estúdio ou no exterior,  todas as semanas os apresentadores recebiam artistas portugueses que cantavam e falavam acerca do seu trabalho.


13770107 
Big Brother (2000) 

Escolhidos dentre cerca de 120 mil candidaturas, um grupo de residentes propõem-se viver cerca de cento e vinte dias isolados do Mundo. Nunca se conheceram antes. Estão sozinhos consigo próprios, sem qualquer contacto com o exterior. Mas o Mundo assiste. Todos os movimentos, palavras e sentimentos, à vista de todos. Dia-a-dia, as suas vidas, em directo. Teve quatro edições com anónimos e três com famosos.
 
Ficheiro:Jardinsproibidostvi.png 
 Jardins Proibidos (2000)


Telenovela portuguesa da autoria de Manuel Arouca e Tomás Múrias, com 180 episódios. A protagonista desta história é então Teresa (Vera Kolodzig), uma jovem exemplar de 15 anos. Com a morte da “avó”, Teresa fica a saber que há um segredo na família. Afinal, ela é adoptada e os seus verdadeiros pais poderão ainda estar vivos.  A busca de Teresa vai agitar e destabilizar os núcleos familiares dos seus verdadeiros pais. 

Foi a primeira telenovela a vencer a ficção brasileira transmitida na SIC. Em 2014 torna-se a primeira novela portuguesa a ter uma continuação com o mesmo nome - "Jardins Proibidos".

 
Super Pai (2000)

Super Pai é uma adaptação feita para a televisão pela TVI. Foi exibida entre 2000 e 2002, contando cerca de 180 episódios. O pai de Camila, Carmo e Clarinha, Vasco Figueiredo, tem entre mãos a gerência de uma empresa, e mais importante, a gerência das suas três filhas. Toda a trama, começa, no dia em que Vasco decide arranjar uma empregada.

 
Manuela Moura Guedes (2000)  
Jornal Nacional (2000) 
 Vídeos: Jornal Nacional (excerto)

Espaço informativo apresentado por Manuela Moura Guedes e que marcou a viragem do conceito de informação na TVI. Regressou anos mais tarde, apenas à Sexta-feira, criando alguma polémica pelas investigações levadas a cabo. Terminou em 2011.

 
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/a/a5/Anjoselvagemtvi.png  
Anjo Selvagem (2001)

Telenovela portuguesa transmitida na TVI entre 2001 e  2003. Mariana de Jesus (Paula Neves) nasceu e cresceu num convento. Desde logo revela um jeito de maria-rapaz, como companheira de rua dos miúdos da aldeia onde fica o convento. Numa dessas saídas, Mariana conhece Pedro Brandão Salgado (José Carlos Pereira).

Foi a novela portuguesa mais longa de sempre. Ao longo de ano e meio teve 603 emissões na TVI. 
     
Morangos com Açúcar (2003)

Morangos com Açúcar foi uma série juvenil portuguesa transmitida pela TVI entre 2003 e 2012, totalizado 9 temporadas e mais de 2000 episódios. A história de Morangos com Açúcar desenrola-se num ambiente citadino, acompanhando o dia-a-dia de um grupo de jovens que vivem os problemas típicos da adolescência. Os amores, a escola, a música, os amigos, a família. A série pretendeu ser um retrato da juventude em Portugal.
 
13774404 
Quinta das Celebridades (2004)
Vídeos: Quinta das Celebridades I - Estreia

Vários famosos habituados a viver nas melhores condições têm de se habituar aos trabalhos de uma quinta, onde têm de tratar dos animais e da horta. Programa apresentado por Júlia Pinheiro e co-apresentado por José Pedro Vasconcelos. José Castelo Branco e Rute Marques foram os vencedores das duas edições.


Inspector Max (2004) 
Inspector Max (2004)
Vídeos: Primeiro episódio da série    

Inspector Max é uma série de televisão portuguesa criada por Virgílio Castelo e as Produções Fictícias, transmitida pela TVI. Tem como história um cão chamado "Max", que é apanhado pelos dois filhos do inspector Jorge Mendes (Fernando Luís). Jorge Mendes é um homem solitário, cuja mulher morreu, quando os filhos ainda eram pequenos.
 
Você na TV (2004)
Você na TV! (2004)
 Vídeos: Estreia do programa

O Você na TV! é um programa apresentado por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha. Durante a emissão, o programa caracteriza-se pela conversa e a cumplicidade com os telespectadores e o público presente no estúdio, as rubricas, as histórias, os testemunhos, os convidados. os jogos, os passatempos, os eventos e as reportagens.



Quem Quer Ganha (2005) 
Quem Quer Ganha (2004)

Quem Quer Ganha teve 6 edições e 7 estúdios.  Foi apresentado por Iva Domingues, Leonor Poeiras, Carlos Ribeiro, , Manuel Melo e Teresa Peres. Este concurso foi o primeiro em Portugal com uma filosofia call-TV, através do famoso jogo interativo.

 http://sm.vectweb.pt/media/16/Image/skylight/ficcao/vasquinho/v2big.jpg
O Prédio do Vasco (2005)
Sictom com muitas histórias divertidas protagonizadas pelo porteiro Vasco, num prédio do subúrbio de Lisboa, cheio de bom humor. Num vaivém de entradas e saídas de clientes dos consultórios, de críticas e queixas dos inquilinos, as traquinices do Vasquinho (de 12 anos e único filho de Vasco) e as aventuras do velho Salazar, Vasco acaba por endoidecer no dia-a-dia do prédio.



http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/c/cf/Ninguemcmotu.png 
Ninguém como Tu (2005)
Vídeos: Último episódio da novela - Quem Matou António?

Telenovela transmitida da autoria de Rui Vilhena e contou com 199 episódios. É protagonizada por Alexandra Lencastre no papel de Luísa Albuquerque que tenta a todo o custo obter, dinheiro e amor. Após a falência do seu marido Mário Albuquerque, interpretado por Vítor Norte, acaba por casar com António (Nuno Homem de Sá) que mais tarde é vitima de um misterioso assassínio.

Grande parte das audiências deveram-se ao mistério à volta do assassinato de António Paiva Calado, A pergunta ao mistério  ficou nas bocas do público até ao último episódio, onde, após uma confusa troca de copos durante a festa, se descobre que Guida (Sofia Aparício) foi a responsável pelo crime.

http://i.ytimg.com/vi/lKkJT0QeE04/hqdefault.jpg
Os Batanetes (2005)

Os Batanetes é uma sitcom composta por vários sketchs que retrata uma família que vive no Samouco (perto de Alcochete, Portugal). A acção passa-se nos locais mais visitadas por eles: o café, o cabeleireiro, o parque, a escola e a casa

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhKNDCZQ-jsx6sAgC9Ksc4KFA4omUtxvUSBpWFypqJNK-HVDTWVy4aoaWgbUnlCqY71P4-cGrLITPI8xcB8znUxTxjZ1OIMXPgTNt4mHDwSJafqN3MdSE_em8plYN9OGRX-NbXL6mmiCLg/s1600/casosdavida.jpg 
Casos da Vida (2008)

 Casos da Vida é uma minissérie portuguesa transmitida pela TVI. Cada episódio é um telefilme baseado numa história verídica. Alguns actores participaram em mais do que um filme. Ao todo foram transmitidos 44 telefilmes.

Equador 
Equador (2008)
 Vídeos: Primeiro Episódio

Série televisiva baseada no romance histórico de Miguel Sousa Tavares e adaptada para a televisão por Rui Vilhena. Equador estreou na TVI em dezembro deste ano e, três anos mais tarde, em 2011, foi também vista no Brasil. Composta por 30 episódios, rodados em cinco países, teve um elenco de luxo composto por 120 actores e milhares de figurantes.

http://cdn.controlinveste.pt/storage/DN/2012/big/ng2238810.JPG
Jornal das 8 (2011)

Conduzido por José Alberto Carvalho e Judite Sousa, este é o espaço nobre da informação da TVI. É também uma proposta de um jornalismo de proximidade, um jornalismo que se preocupa com os verdadeiros problemas do nosso tempo e das nossas vidas e os trata de forma profissional e séria.

  

 
A Tarde é Sua (2011) 

Numa emissão apresentada por Fátima Lopes fica garantido o tom cordial, animado e vivo de bons momentos partilhados entre todos.Os temas centram-se em todas as áreas da sociedade: a família, dos afetos e da saúde, famosos, frivolidades. 


http://propagandistasocial.com/wp-content/uploads/2012/11/secretstory3casadossegredos.jpg
Dez anos depois do primeiro Big Brother, a TVI volta a vigiar, agora com a Casa dos Segredos. Júlia Pinheiro foi a apresentadora do novo reality show que contou, na primeira edição, com a participação de 16 concorrentes. Estes viveram isolados do mundo exterior durante 3 meses e tinham como objectivo descobrir o segredo dos outros participantes e guardar o seu. Depois desta primeira edição, Teresa Guilherme assegurou o formato e já apresentou 4 temporadas do programa e três versões "Desafio Final".

https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcS3MIqb6DS-itouB0VbMyb0V7E76LHWe0FMDfC-b8cqTnZedyeNFA 
A Tua Cara Não Me é Estranha (2012)
  
"A Tua Cara não me é Estranha" é um concurso televisivo, adaptado do original espanhol "Tu Cara Me Suena", que conta com a apresentação de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha. Neste concurso, oito caras conhecidas do público português tem de imitar vocalmente e fisicamente um artista diferente todas as semanas. No final, o melhor imitador vence.
 
Somos Portugal (2012) 
 

Todos os domingos, a seguir ao «Jornal da Uma», a TVI viaja até a uma festa de Portugal e ao longo de toda a tarde apresenta uma festa onde a música e os prémios são o ponto forte. As festas e romarias são dadas a conhecer por caras como Fátima Lopes, Marisa Cruz, Iva Domingues, Leonor Poeiras, Mónica Jardim, Nuno Eiró e Manuel Melo.