Segunda Opinião | "RTP: O que nos espera em 2015?"
Prevê-se que em 2015 o "Agora Nós" e o "Há Tarde" não sofram grandes alterações. O caminho para a vice-liderança está a ser traçado (e muito bem!). Falou-se na adaptação da "Roda da Sorte" para as manhãs, com o intuito de levantar os números do terceiro horário (12h), mas parece que a ideia não passou do papel. Contudo, deveria avançar mas para as tardes, pois o programa do Herman e da Vanessa não tem passatempo próprio.
Falando ainda em talk shows, "5 Para a Meia-noite" regressa em janeiro. O programa volta com Luís Filipe Borges, Zé Pedro Vasconcelos, Nuno Markl, Pedro Fernandes e Nilton. É uma boa noticia, o formato é muito bom. Neste regresso o programa deveria ganhar nova cara e um horário fixo, às 00h seria ideal. Voltando aos apresentadores, Zé Pedro irá também estar em "Agora Nós". Não concordo com isso. Deveriam arranjar, para as noites, um substituto, são registos, públicos e horários muito diferentes. O Raminhos, por exemplo, que já está ligado ao programa há muito tempo, era a escolha certa.
Na informação parece-me que não vai haver grandes alterações. Mas deviam! "Prós e Contras" já não faz sentido na grelha da RTP1. O programa passa despercebido e o horário não ajuda. Talvez umas longas "férias" e a mudança das 23h para as 22h ajudaria. Também o "Linha da Frente" está mal ao sábado. Aos dias úteis o programa teria mais visibilidade. Quanto ao "Sexta às 9", aos informativos e aos comentários de Morais Sarmento, esses estão bem é só continuar a fazer o bom trabalho.
Na área da ficção também vão ocorrer mudanças. À hora de almoço "Os Nossos Dias" estreia com uma nova temporada, elenco e história. À noite, "Bem-vindos a Beirais" entra em cena com a 4ª temporada. Ainda em horário nobre, "Água de Mar", que deve estar prestes a chegar ao fim, deverá ser substituida pela novela/serie que Tozé Martinho irá produzir para RTP1. "Jikulumessu", a trama angolana, também poderá estrear em 2015. Se acontecer, deverá fazer companhia a "Os Nossos Dias" nas tardes.
"O Preço Certo" e "Quem Quer Ser Milionário" permanecerão na grelha da RTP1. Quando ao formato de Fernando Mendes, não faria alterações, já ao programa de Manuela Moura Guedes, trazia-o novamente para às 22h.
Falando agora nos fins de semana. Sábado de manhã é certo que vamos continuar a ter o compacto do "Agora Nós". Já ao domingo, ainda é pouco certo, mas a reposição de "Sabe ou Não Sabe" deve ocupar o horário.
As tardes de sábado ficarão a cargo de Sónia Araújo, Jorge Gabriel e Hélder Reis, com "Aqui Portugal". Já as de domingo, ficarão nas mãos de Silvia Alberto, com "Só Visto!" e do cinema (espera-se um pouco melhor que o emitido este ano).
Ao sábado à noite vamos ter nova temporada de "Sabe ou Não Sabe", o programa que já trouxe tantas alegrias ao canal público. Depois disso, fala-se em "Tem um Minuto", de José Pedro Vasconcelos.
Aos domingos, "Got Talent Portugal" estreia, em principio, logo em janeiro, dia 18. O "The Voice Portugal" e/ou o "The Voice Kids" também deverão ser novamente aposta.
São estas as novidades da RTP1 para 2015. A elas juntei a minha opinião, pois, como espectator e contribuinte, desejo para o ano que vem um canal público melhor do que o atual. E é assim que que está à frente da RTP deve pensar: se em 2014 fomos bons, em 2015 seremos excelentes.
Com 2014 a terminar, o canal 1 da RTP já começa a planear as suas apostas para o ano que vem. Agora, é altura de balanços. O que esteve bem? O que esteve mal? O que se deve mudar/melhorar? São as perguntas mais frequentes que está à frente de um canal com a responsabilidade de prestar serviço público. E é para isso que nós, telespectadores, estamos aqui hoje.
Uma crónica escrita em parceira pelo Fantastic e o Diário da TV
ESCOLHA O TEMA DA PRÓXIMA EDIÇÃO!
Ao
longo da semana lançada, lançámos uma votação onde o tema "RTP: O que nos espera em 2015?" foi o escolhido por si para ser
comentado nesta 13ª
Edição.
Na imagem da direita, apresentamos os resultados da votação levada a cabo pelo Fantastic e o Diário da TV.
Em baixo, lançamos a sondagem da próxima semana. Vote na sondagem, até à
próxima quinta-feira. No dia 29 de dezembro, apresentamos os
resultados. Contamos consigo!
Comente esta notícia