'Bem-Vindos a Beirais' recebe o 'Toca a Todos'
Também "Bem-vindos a Beirais" se solidarizou com a iniciativa da Antena 3, Toca a Todos, dedicando-lhe um episódio especial. Este capítulo vai para o ar esta quarta, dia 3, às 21h11, na RTP1. Vanessa Oliveira será a convidada especial deste episódio.
Na sociedade recreativa, Agostinho, Diogo, Patrícia, Carlos, Fernando, Luís e Marina assistem ao spot televisivo da campanha “Toca a Todos” e falam sobre a pobreza infantil. Patrícia confessa que a pobreza infantil é uma coisa que mexe com ela e Diogo diz que o mundo não está bem enquanto houver uma criança a passar fome.
Na sociedade recreativa, Agostinho, Diogo, Patrícia, Carlos, Fernando, Luís e Marina assistem ao spot televisivo da campanha “Toca a Todos” e falam sobre a pobreza infantil. Patrícia confessa que a pobreza infantil é uma coisa que mexe com ela e Diogo diz que o mundo não está bem enquanto houver uma criança a passar fome.
Carlos acha que os beiralenses podiam juntar-se à iniciativa pois todos têm o dever de ajudar. Agostinho diz que a Junta não tem nada de muito valioso para oferecer e Diogo sugere que os beiralenses ofereçam alguma coisa para a iniciativa pois vão leiloar objetos para angariar dinheiro. Fernando não concorda com a ideia e Agostinho fica pensativo.
Mais tarde, na barbearia, Carlos comenta com Tozé e Vítor que a aldeia está a aderir à campanha "Toca a Todos". Vítor fica contente e diz que é bom ver que as pessoas se preocupam com essas causas. Durante a conversa com Vítor, Carlos tem uma ideia: gravar a canção “We are de world” com as pessoas da aldeia e passá-la na rádio.
Em casa, Mercês vai arrumando alguns objetos e conversa com Fernando sobre a campanha de solidariedade. Ele admite que se opôs à ideia porque não o convidaram para a organização. Mercês incentiva-o a voluntariar-se e ele fica pensativo.
Agostinho queixa-se do baixo valor das doações. Agostinho propõe criar uma comissão para escolher o objeto que representa Beirais nesta iniciativa. Agostinho convida Patrícia, Diogo e Fernando para entrarem na comissão e todos aceitam.
Mais tarde, a comissão avalia as ofertas que vão chegando dos beiralenses. Agostinho, Fernando, Diogo e Patrícia avaliam a oferta de Olga. Todos acham a oferta muito estranha e Olga explica que é uma tosta com a imagem do menino Jesus no centro. Olga fica ofendida com as críticas da comissão. Já Manel, oferece uma abóbora gigante e todos ficam irritados.
Carlos e Vítor conversam sobre a canção que os beiralenses vão cantar. Depois de algumas trocas de ideias, Carlos chega à conclusão que faz mais sentido cantarem o “We are the world” original porque as pessoas identificam-se logo com questões humanitárias. Carlos refere que têm que fazer audições para encontrar as vozes certas para a versão beiralense ser inesquecível. Carlos sugere que as audições sejam feitas na rádio e Vítor concorda com ele.
Na junta de freguesia, a comissão continua a avaliar as doações dos habitantes da aldeia. Eles ficam chocados com as ofertas que chegam: uma espingarda antiga, um chapéu espampanante, uma estátua horrível.
Na rádio, Carlos, Tozé e Vítor fazem audições para o tema "We are the World”. Eles avaliam as vozes de Júlio e Olga e desesperam com a prestação de ambos. Júlio e Olga saem da rádio muito ofendidos com as críticas.
Carlos, Tozé e Vítor debatem-se com o fracasso das audições. De repente, ouvem Tânia cantarolar e animam-se. Ela estranha ser observada, mas Carlos cativa-a e diz que têm uma proposta que não ela pode recusar.
Mais tarde, na sociedade recreativa, Manel dirige-se a Alcides e conta-lhe que Tânia foi selecionada para cantar o tema contra a pobreza infantil.
Fernando entrega à comissão um quadro valioso que pertence há décadas à aldeia. Todos aplaudem a sua decisão já que o quadro será o objeto certo para oferecer para o leilão do “Toca a Todos”. Diogo convida Fernando a ir com eles anunciar que encontraram o objeto certo e convidam-no para se juntar à iniciativa paralela que Carlos preparou.
Carlos continua a apresentação e explica que Tânia Pedroso vai cantar o tema “We are the world” e que todos os beiralenses a vão acompanhar pois a solidariedade não é exclusiva de uns ou de outros, mas sim que toca a todos. Alzira e Lucinda ficam muito emocionadas com o momento.
Comente esta notícia