Header Ads

"O Segredo de Miguel Zuzarte" este sábado na RTP1

 

A RTP1 irá emitir este sábado, à 1h25, a minissérie "O Segredo de Miguel Zuzarte". Desenvolvido pela produtora HOP, a partir do romance de Mário Ventura, este projeto foi criado no âmbito das comemorações do 5 de outubro em 2010 e volta agora a ser exibido na estação pública.

Esta produção realizada por Henrique Oliveira conta com Ivo Canelas, Catarina Avelar, Luís Alberto, António Cordeiro, Ana Nave, entre outros atores. 

"O Segredo de Miguel Zuzarte" passa-se numa aldeia perdida do Alentejo, onde um telégrafo e um comboio são as únicas ligações com o mundo e com a política da capital. Quando o telegrafista de São Lourenço morre, é delegado para a função Miguel Zuzarte (Ivo Canelas), natural de Lisboa, monárquico e que, chega à aldeia a 4 de Outubro, a véspera da proclamação da República.

Miguel é recebido com bondade mas também com alguma desconfiança pela população, por ser de Lisboa, mas rapidamente se entendem todos, pois Miguel Zuzarte é familiar do anterior telegrafista entretanto falecido. Miguel é um monárquico fervoroso que defende que a República só virá destruir Portugal.

No dia 5 de Outubro, primeiro dia oficial de trabalho de Miguel, a primeira notícia que recebe no telégrafo é a da proclamação da República e, consequentemente do exílio do rei D. Manuel II e, da raínha D. Amélia. Então, tal é a fúria com que Miguel fica ao saber da notícia que, sem se controlar, corta os fios do telégrafo. Mais, decide ocultar a notícia à população, para o desgosto não ser ainda maior.
Durante dias o povo estranha a ausência do comboio e o telegrafista tudo faz para encobrir a notícia não divulgada. É então que todos começam a desconfiar que Miguel Zuzarte lhes está a esconder algo, embora este negue constantemente.