Header Ads

"Chefs' Academy" estreia este sábado na RTP1

 

Estreia este sábado, dia 13, às 21h21, a segundo temporada de “Chefs’ Academy”. Neste segundo ano letivo, a escola recebe 12 novos aspirantes a cozinheiros para 16 semanas de formação. Todas as semanas são dadas aulas por chefes profissionais e de carreiras sólidas.

Nenhum dos concorrentes é expulso, mas através de um sistema de pontos um deles será eleito o grande vencedor. Segundo a RTP, "esta aprendizagem não se reduz ao espaço da escola, mas acontece também em aulas exteriores, em locais de grandes produções nacionais, levando todos até à origem dos produtos. E no segundo ano letivo a escola leva os alunos para o campo, através da nova horta da academia".


A mecânica do jogo desenrola-se da seguinte forma: as 50 pessoas mais motivadas chegam a um casting final onde enfrentam, pela primeira vez, o corpo docente. Para pertencerem ao grupo de 12 alunos, cada um dos candidatos terá de escrever uma carta de motivação onde demonstre toda a vontade que tem para entrar na escola e fazer, ainda, 4 cortes de legumes previamente ensinados pelo Diretor Chefe Cordeiro. O corpo docente irá escolher os 12 magníficos, aqueles que demonstraram mais paixão pela cozinha, mais motivação, mais pica e mais alma.

Após entrarem na Chefs’ Academy, os 12 alunos escolhidos serão apresentados por Catarina Furtado, que viajou até à terra natal de cada um para perceber quem são realmente.

Os 12 alunos estão apresentados e vão conhecer a horta da escola, onde lhes é apresentado o Eng. Sassetti que os irá ajudar, durante todo o ano letivo, a conhecer melhor os produtos da terra. Chega a altura da primeira aula, que será lecionada pelo Diretor Cordeiro que irá ensinar várias coisas que se podem fazer com legumes, nomeadamente legumes grelhados e picles.

Depois da primeira aula chega o momento da primeira prova, onde os alunos terão de aprender a gerir os seus pontos na loja. De seguida são avaliados um a um pelo Diretor Cordeiro e pelo Professor Henrique Sá Pessoa, que provam os seus pratos. As primeiras críticas surgem e alguns alunos começam a destacar-se, mas esta é a primeira avaliação e muita coisa pode mudar ao longo do ano letivo.