Header Ads

A RTP não vai vender jogos do Mundial 2014 à SIC e TVI

A RTP não vai ceder nas negociações com a SIC e a TVI sobre a vender de alguns jogos do Mundial de futebol 2014, no Brasil. Os canais privados contestaram a politica de leilão apresentada pela RTP nestas negociações e terminaram as conversações. Já a RTP que previa encaixar algum valor pela cedência dos jogos, tornando a compra dos direito um negócio de lucro, não cede perante das exigências dos privados.

«A selecção é o nosso maior activo e não vamos abrir mão deste activo», sublinhou Alberto da Ponte, presidente da RTP, na quinta-feira passada, um dia antes do fim do prazo. A compra dos direitos custou cerca de 5 milhões de euros à RTP.

Na base da discórdia está o facto da RTP ter iniciado negociações com base numa politica de leilão, do qual as privadas apresentavam as suas propostas de compra. Além disso, nem a SIC nem a TVI iriam passar um único jogo da Selecção Portuguesa, ou seja, todos os jogos de Portugal passavam apenas na RTP.

SIC e TVI deixaram as negociações não concordando com estes pressupostos e falando uma divisão justa dos jogos, tal como já aconteceu em anteriores Europeus e Mundiais de Futebol.

Sem esta verba que a RTP pretendia encaixar com a venda de alguns jogos de futebol, torna muito mais difícil o lucro comercial do Mundial para a estação pública. Além disso, irá obrigar a estação a emitir todos os encontros da competição.

A RTP planeia agora um conjunto de conteúdos que estarão disponíveis no RTP Play e um pacote de imagens com resumos dos jogos com outros canais privados, avança o Correio da Manhã. Ainda não se sabe se será criado um programa dedicado ao Mundial, como foi feito com os Jogos Olímpicos de 2012: «Tudo o que fizermos tem de ser bem analisado pelos nossos juristas e aprovado pela FIFA», adiantou Alberto da Ponte.