Header Ads

RTP Internacional com mais investimento e produção própria

O canal internacional da estação pública vai apostar na produção própria e vai ter "reforço de investimento". Diretor das antenas internacionais da RTP, José Arantes, revela que o valor "é um bocado acima" dos cerca de cinco milhões anuais que têm sido investidos nos últimos anos.

A nova grelha da RTP Internacional foi na apresentada na tarde de quinta-feira, em Lisboa. Informação própria com o Telejornal Ásia e Telejornal América e com um redação de cerca de 15 pessoas; magazines como Geração Portugal, apresentado por Sandra Sousa, atual subdiretora para a RTP informação; Volta ao Mundo, Portugal Seis Estrelas e Flash 7 Dias, em que o pivô António Esteves e um comentador analisam a atualidade; e Artigo 44, que vai contar com deputados são algumas das apostas.

«Esta modernização é feita sobretudo com esforço interno, com verbas que foram canalizadas para a RTP Internacional, é uma opção de poder dar maior suporte financeiro às emissões internacionais e não tanto o reforço da verba do exterior. Ficou repetidamente dito pelo governo que era preciso dar uma atenção especial às emissões internacionais», declarou José Arantes.

O diretor das Antenas Internacionais revelou que «há um reforço do investimento" face aos anos anteriores, mas não revelou valores. Reconheceu antes que "é um bocado acima» do que tem sido a prática nas antenas internacionais nos últimos anos e que tem rondado os 5,3 milhões de euros anuais. Valores que Alberto da Ponte, presidente da estação pública, não quis adiantar. «Foi o investimento necessário», afirmou, sustentando que o objetivo é fazer com que a «RTP Internacional passe a ser mais apetecida, mais vista e mais apreciada por todos os portugueses».

Para o secretário de estado dos Negócios Estrangeiros, Luís Campos Ferreira, «é importante ter uma antena atenta, moderna», que faça a ligação com as «comunidades portuguesas espalhadas pelo Mundo» . «Temos consciência que as antenas internacionais têm para Portugal importância no empreendedorismo, na captação de investimento», afirmou o secretário de estado.

Na área da programação, a nova RTP Internacional vai contar com conteúdos que são actualmente exibidos na RTP1 - como Chefs'Academy, Bem Vindos a Beirais, Nossos Dias, Os Filhos do Rock ou Aqui Portugal - e na RTP2 - como Novos Autores ou o Bairro Alto. Na produção própria, as apresentadoras Adriane Garcia, Joana Teles e Patrícia Bull estreiam-se esta sexta-feira no magazine '3 por 1'.