Header Ads

Audiências TV: Análise dos resultados do Ano 2013

Com o ano de 2013 terminado, chega a altura de fazermos as contas das audiências televisivas. Como habitualmente, o Site e Fórum Fastastic apresentam agora a análise dos resultados da televisão portuguesa.

Em 2013, a TVI voltou a ser o canal televisivo líder de audiências, situação que se confirma, consecutivamente, desde 2005. Segundo os dados apresentados pela GFK/CAEM, a TVI liderou as audiências de televisão em todos os meses do ano, obtendo uma média de 24.6% de quota.



Foi durante o mês de Janeiro que a TVI lançou a 1ª edição do 'Secret Story: Casa dos Segredos - Desafio Final', que reuniu os concorrentes mais mediáticos das edições anteriores. O formato, na gala de estreia, conquistou 21.8% de audiência média e 49.4% de share, o que levou o reality show a figurar no TOP dos programas mais vistos de 2013, dominado por futebol.

A SIC acabou o ano, atrás da TVI, e conseguiu interromper do TOP25 anual com o último episódio da novela 'Gabriela'. A trama da Globo, exibida pelo canal, registou nesse derradeiro episódio 22.4% de rating e 40.9% de share, tornando-se o 20º programa mais visto do ano.

A RTP1 obteve a terceira posição anual mas conseguiu liderar a tabela dos programas mais vistos de 2013 com o jogo da seleção portuguesa frente à Suécia. O 'Play-Off' de qualificação para o Mundial de 2014 conquistou 34.1% de audiência média e 62.2% de quota de mercado.

A lista dos 25 programas mais vistos do ano, 10 foram exibidos pela TVI, outros 10 pertencem à SIC e os restantes 5 foram oferecidos pela RTP1.


No universo de canais Cabo, o Hollywood liderou as audiências do conjunto de canais por cabo com 2.2% de quota de mercado média. De seguida seguiu-se o Disney Channel (2%) e a SIC Noticias (1.9%). Panda (1.6%), AXN (1.6%), TVI 24 (1.3%) e FOX (1.3%) garantiram as posições seguintes. No capítulo dos canais brasileiros, a TV Record continua a garantir a liderança (0.9% de média) face à Globo que fechou o ano com 0.7% de share.