Jornalismo da rádio e televisão pública distinguidos
Os últimos dias têm sido de afirmação do prestígio do trabalho jornalístico levado a cabo pela RTP, com a atribuição de prémios a jornalistas da Antena 1 e da RTP1.
Na Antena 1, a distinção foi para a reportagem "Ser Português" de Mário Galego no âmbito do Festival literário Escritaria, que se encontra a decorrer em Penafiel."Ser Português" leva-nos numa viagem por todo o país, à descoberta da inovação, mas também da tradição, e sempre com uma pergunta: o que é ser português? Dezenas de convidados deram a resposta. Do Soajo, no Gerês, a Vila Real de Santo António, no Algarve. Um trabalho com pós produção áudio de Carlos Felgueiras.
Na RTP1, o jornalista António Mateus foi distinguido com uma Menção Honrosa na edição deste ano do Prémio Direitos Humanos e Integração da Comissão Nacional da Unesco.O jornalista foi distinguido pela reportagem "Nelson Mandela: Os caminhos da Liberdade" exibida na RTP1. Neste trabalho de António Mateus conhecemos Frederik de Klerk, o homem que mandou libertar Nelson Mandela, as difíceis negociações para a libertação do ex-presidente da África do Sul e perceber o papel desempenhado por Portugal nesse processo.Em “Nelson Mandela: Os Caminhos da Liberdade...” contamos com entrevistas exclusivas à RTP de De Klerk, Desmond Tutu e Cavaco Silva.
Comente esta notícia