Header Ads

Exclusivo: Estivemos nos bastidores das audições do Factor X


 O Fantastic esteve nas audições do Factor X na Exponor, na cidade do Porto. O ambiente dos concorrentes esteve sempre muito divertido, apesar do nervosismo.

Com estreia dia 6 de outrubro na SIC, apresentado por Bárbara Guimarães e João Manzarra. O Factor X é considerado um dos mais extraordinários programas de competição musical que dá ao país a oportunidade de escolher a próxima mega estrela portuguesa. 

Sónia Tavares, Paulo Junqueiro e Paulo Ventura são o júri do programa que esteve sempre muito divertido durante as audições e contou com a boa disposição do público.

Tudo começa nas salas de espera, onde os concorrentes esperam, nervosos, pela sua vez de entrar para encantar o júri. Depois são entrevistados por Carolina Torres para o Factor Extra ou pela produção, cuja voz não vai aparecer no programa.
Carolina Torres também vai participar no programa, fazendo o minuto do Factor X e o Factor Extra. É a repórter oficial do Factor Extra. Diariamente, dá a conhecer em primeira mão alguns candidatos e mostra tudo o que se passa nos bastidores do Factor X.

A ex-CC tem acompanhado o formato desde que foi convidada por Júlia Pinheiro: ''Eu adorei como me convidaram. Foi a Júlia Pinheiro que disse: ‘’Ah, passa aqui na SIC’’. Eu estranhei aquilo. Depois cheguei lá e a Júlia convidou-me para fazer o programa e eu achei um máximo porque talento é o que precisamos neste país, neste momento, porque com esta crise...''

''O Factor X tem sido muito interessante, porque realmente é um formato que procura muito as boas vozes. Não é tanto a parte dos cromos, como acontecia no Ídolos. É realmente talento e cada candidato que passa aqui no Factor Extra que é a parte que coscuvilha mais as vidas e os candidato", começa por dizer a apresentadora. 

"Às vezes as pessoas tem vontade de partir aquilo tudo e têm vozes realmente incríveis. Tem sido, acima de tudo, uma surpresa muito grande'' revelou ainda Carolina Torres em exclusivo ao Fantastic.
Cenário do Factor Extra

Toda esta aventura em televisão começou no Ídolos onde era candidata e agora está noutro talent show como apresentadora: ''é muito giro ver o outro lado, saber coisas sobre eles, estar a entrevistá-los... Acima de tudo saber coisas sobre eles, porque o Factor X tem muito mais haver com os candidatos, os jurados e essa relação do que propriamente os apresentadores. Nós queremos é focar toda a atenção nas pessoas que vêm cá cantar ao programa.''

Os concorrentes depois de passarem pela fase de espera do programa vão para a sala de espetáculos da Exponor. Os familiares do concorrente ficam nos bastidores com João Manzarra e perante o júri fica o candidato. João não para, nem para falar com a imprensa.

Depois, se o concorrente passar vai ter com Tiago Silva, YouTuber que vai fazer o Factor F que estará disponível na aplicação da MEO onde, todas as sextas feiras, oferece aos fãs 30 minutos de protagonismo com a possiblidade de partilharem a sua opinião sobre o desempenho dos vários candidatos em competição no Factor X.

O convite foi muito inesperado, até porque o mesmo andava um pouco desaparecido ''Contactaram-me pelo telémovel e pelo Facebook para ir a um casting na Fremantle. Eu fiz o meu casting e mais tarde fui chamado e aqui estou eu.''

Passar do YouTube para a televisão é diferente, disse Tiago Silva em exclusivo ao Fantastic: ''No Youtube quem controla tudo sou eu. Aqui não controlo nada: guio as entrevistas, tenho alguma liberdade, mas é diferente. São diferentes ambientes profissionais. As coisas aqui são mais pensadas, é outro ambiente.''. 

No fundo, ''é bom, é um amadurecimento para mim, não só profissionalmente mas também pessoalmente e até agora tem sido uma experiência positiva, no geral.''

Tiago está muito ansioso pela estreia: ''Estou bastante curioso para ver o resultado final e sei que não vai ser muito parecido com o que costumo fazer no YouTube. As câmaras são dez vezes melhores em termos de qualidade mas estou bastante curioso e animado para ver o resultado.''

Catarina Morazzo também foi até à Exponor para fazer reportagem para o programa dos sábados, o E-Especial; ''é um programa diferente de todos os outros formatos de programas de talentos e, pelo menos, no que toca à reportagem'' contou-nos.

Para a repórter ter o Factor X é ''um timbre especial, porque têm uma voz especial, pela idade que têm podem ter uma voz que as distingue''.

''Temos uma variedade mais alargada do que em outros programas em que se procura alguém que se destaque. Portanto, aqui podemos encontrar vencedores que podem ser individuais ou em grupo'' acrescenta.


O Factor X tem uma grande atmosfera e depois de percorridos os bastidores os fomos assistir a uma parte das audições. O ambiente é de espetáculo e de grande interatividade entre público-jurí-candidato.

Sobre as galas, Filipe Guerreiro do Gabinete de Imprensa da Fremantlemedia Portugal tira as teimas: ''as galas serão em estúdio'' disse sobre a especulação de as galas serem no Coliseu dos Recreios. Há quem adiante até que serão nos estúdios Valentim de Carvalho.
Produção: António
Convidados: Carolina Torres, Tiago Silva, Catarina Morazzo
Bastidores Factor X
Fantastic 2013