Header Ads

TVI Ficção estreia reposição de "O Teu Olhar"

 http://www.tvi.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/13777236/642

Estreou ontem na TVI Ficção a reposição da telenovela portuguesa "O Teu Olhar". A produção foi exibida pela TVI entre agosto de 2003 e maio de 2004, sendo da autoria da Casa da Criação e protagonizada pelos atores Sofia Alves e António Pedro Cerdeira.  

Os episódios vão para o ar todos os dias às 17h45, repetindo no mesmo dia à 01h45 e no dia seguinte às 09h45. A história de "O Teu Olhar" começa em maio de 2000, quando Margarida passeia a cadela Max na praia ao nascer do sol. Miguel, recém-chegado dos Estados Unidos, passa a noite nos copos devido à festa da queima das fitas do irmão Rui. Miguel aceita uma aposta e, turvado pelo álcool, entra numa corrida de Moto-Quatro e sem saber como atropela Margarida. 

Quando se dá o acidente Miguel bate com a cabeça e fica inconsciente. Querendo proteger o irmão, Rui leva-o dali. Mais tarde, Rui mente para proteger Miguel dizendo que nada aconteceu à rapariga que atropelou. Mas Margarida, antes do embate, fixou o rosto de Miguel e nunca mais esquecerá o seu «carrasco». 


Passam três anos sobre o acidente. Margarida desespera para conseguir uma operação que lhe restitua a visão. Continua a ser a alegria da família, trabalhando como bibliotecária na Universidade. Vive com o pai, Francisco, que perdeu recentemente o emprego na fábrica, e com as irmãs Paula de 23 anos e Teresinha de 8, que criou com muito carinho. 

Miguel, por seu turno, tornou-se num prestigiado oftalmologista e trabalha na melhor clínica privada de Coimbra, propriedade da família da noiva, Daniela. Entretanto, o pai de Margarida descobre que o jovem médico é conhecido por facilitar operações a pessoas de baixos recursos. Conseguem uma consulta e Margarida e Miguel encontram-se. 

Ao princípio, Margarida revela-se evasiva e não conta os pormenores do acidente, mas mais tarde acaba por deixar-se prender pela confiança que o médico lhe transmite, pela sua serenidade e por uma nota de tristeza que sente na sua voz. Contrariando as normas da clínica, Miguel insiste em operar Margarida, mesmo sabendo que ela não tem como pagar a operação. Aos poucos, Miguel deixa-se envolver no mundo sensual e colorido que Margarida lhe dá a conhecer. 

Ela ensina-o a sentir coisas que ele nunca sonhara serem possíveis, chegando mesmo a vendar-lhe os olhos quando fazem amor para que ele «veja» o seu mundo. Miguel fica perdidamente apaixonado. Decide mudar a sua vida e acaba o noivado com Daniela, a dona da clínica onde trabalha. Um dia, Margarida conta-lhe em pormenor como cegou e Miguel cai das nuvens, percebendo que o seu irmão lhe mentiu e que é ele o responsável pela cegueira da mulher que ama. 

A operação de Margarida é delicada e tem poucas hipóteses de sucesso. Para além disso, Miguel sabe que no dia em que lhe restituir a visão poderá perder o amor da sua vida, a única coisa que o faz verdadeiramente feliz.