Televisões privadas contra mais canais da RTP na TDT
A TVI e a SIC estão contra a integração de mais canais da RTP na oferta base da Televisão Digital Terrestre (TDT), como foi solicitado à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) pela administração da estação pública. A estação de Queluz diz que o aumento da oferta da TDT deve passar pelo aproveitamento dos recursos dos operadores privados.
«Não acreditamos que a solução passe pelo incremento da oferta de serviços de programas do operador público na TDT, provocando um enorme desequilíbrio e discriminação face aos operadores privados generalistas», disse ao Diário Económico fonte oficial da TVI. A estação, detida pela Media Capital, defende que «será mais cabal e racional» aproveitar os recursos dos operadores privados.
SIC e TVI querem assim alargar a sua oferta na TDT. O canal de Carnaxide ambiciona ainda emitir em HD (alta definição). «Como é público, a RTP gostava de ter a RTP Informação e a RTP Memória em sinal aberto. Mas também a SIC e a TVI. Recebi uma carta do presidente executivo da Impresa [dona da SIC], Francisco Pinto Balsemão, com sugestões para a TDT. E outra de Rosa Cullell, administradora da Media Capital [detém a TVI], com propostas muito detalhadas», conta ao CM Carlos Magno, o presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.
Fonte oficial da ANACOM confirmou ao CM «haver espectro disponível para mais sete a oito canais na TDT». Já no caso do HD (alta definição), o espaço disponível seria apenas para um.
Comente esta notícia