Header Ads

Debates TV para as Autarquicas continuam em risco


A pouco mais de um mês das eleições autárquicas, marcadas para 29 de setembro, a realização de debates televisivos entre candidatos continua em risco na SIC e TVI. A RTP não confirma se mantém a mesma posição.

Ainda sem acordo entre a Comissão Nacional de Eleições (CNE) e o regulador dos media, os canais não querem "arriscar pagar multas por não cumprirem uma lei desatualizada". «Vamos manter a nossa posição. Nada se alterou. Não me parece que haja debates», diz a propósito ao CM Luís Marques, administrador editorial da Impresa (SIC).

José Alberto Carvalho, diretor de informação da TVI, corrobora, mas sublinha: «acredito que a maturidade da democracia portuguesa permite separar propaganda de informação e jornalismo, de política. E também acredito que toda a gente encontrará soluções a contento de todas as partes, não sacrificando princípios nenhuns. Não pode estar em causa que é o jornalista que decide aquilo que é ou não notícia».

Mas a CNE está otimista, acredita que "as televisões vão encontrar uma solução", e adianta ao CM que reuniu com "os operadores e transmitiu que a lei é para cumprir". Afirmação que José Alberto Carvalho desmente: "A CNE reuniu com os representantes jurídicos dos canais. Não reuniu com os diretores de informação. Pelo menos comigo não reuniu, com RTP e SIC também não", assegura, e critica: "É absolutamente extraordinário que a CNE e outras entidades já tenham formulado opiniões e recomendações sobre o que é que os jornalistas devem ou não fazer na campanha, quando nós [jornalistas] ainda não sabemos quais são os candidatos".

CM