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TVI domina mercado publicitário apesar de anúncios não terem fiscalização

Os anúncios televisivos são um dos maiores lucros televisivos. Em 2012, as televisões não esconderam as constantes quedas nas receitas de publicidade, mas ao que parece, a situação tem-se invertido.

O Correio da Manhã avançou que o investimento nas promoções cresceu cerca de 1,4% em Portugal, movida principalmente pela entrada dos conteúdos na Internet na medição, que cabe à Media Monitor.

A televisão é neste momento o meio favorito das agências e empresas para publicitarem os seus produtos, com um peso a rondar os 70%. A TVI lidera neste momento o mercado publicitário, a receber 33,8% dos investimentos. Por sua vez, cabe à SIC 20,5% e à RTP cabe 9,2%.

Mas, os operadores generalistas solicitaram ao regulador da comunicação social o controlo dos anúncios emitidos em mais de uma centena de canais. Estes operadores pediram à Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) que fiscalizasse os anúncios transmitidos nos canais de cabo, como a FOX, o AXN e o Hollywood, entre outros emitidos em Portugal. Contudo, o regulador não pode atuar, uma vez que estes não estão sob jurisdição portuguesa.

 "É das matérias mais complexas que temos e que nos preocupa. Por isso, acionámos os mecanismos que nos permitem colocar questões aos reguladores dos países onde esses canais estão sediados, entre os quais Espanha", explica ao Correio da Manhã Luísa Roseira, vogal do regulador e acrescenta "Colocámos algumas questões aos reguladores estrangeiros sobre algumas matérias, como publicidade e produção independente, mas ainda aguardamos resposta"