Header Ads

Grécia anuncia encerramento da televisão pública


A Grécia anunciou que vai fechar temporariamente a emissora pública ERT, televisão e rádio, enquanto estuda uma remodelação que implicará uma redução de pessoal. «A ERT deixa de existir após o fecho da emissão esta noite. Em seu lugar, começará a funcionar o mais rapidamente possível um organismo público, moderno, com muito menos pessoal», disse o porta-voz do Governo, Simos Kedikoglou, em conferência de imprensa.

«A ERT é um caso de extraordinária falta de transparência e de incrível extravagância. Isso acaba agora», disse o mesmo governante. A decisão é uma das mais drásticas tomadas até agora a atingir empresas públicas no âmbito das medidas de austeridade, impostas por um plano de resgate internacional.

Algumas fontes dizem que a ERT deverá reabrir como uma nova empresa. Esta quarta-feira de manhã já não haverá transmissão, disse um porta-voz do Governo, acrescentando que mais de 2000 funcionários serão suspensos até que a empresa reabra, o que deverá acontecer “o mais cedo possível”, disse.

Actualmente a televisão pública grega é suportada por uma taxa de 4,3 euros mensais paga junto com a conta da electricidade.

Em reacção, os trabalhadores reunidos rejeitaram a decisão do governo e já tomaram a emissão da estação pública para garantir que o canal continua a emitir.