RTP e TVI abandonam CAEM
A RTP e a TVI anunciaram hoje que iriam abandonar a Comissão de Análise e Estudos dos Meios, na véspera da presidência da CAEM ser assumida por António Casanova.
A TVI foi contactada pelo Fantastic, mas não conseguimos obter qualquer informação em resposta ao email pelo site enviada, por parte da estação pertencente ao Grupo Media Capital. Mesmo assim, a estação de Queluz de Baixo justificou à TVI 24 em comunicado a atitude por entender que o órgão ''ao ignorar os pedidos da TVI e da RTP de realização de uma auditoria final ao funcionamento do serviço de audiometria prestado pela GfK, atuou de forma contrária à pressecução do seu fim social, conforme delimitado pelos respetivos estatutos e demonstrou não ter a capacidade para ser representativa de todos os interesses do mercado'', e acrescenta que ''a CAEM deixou de estar em condições para ser um instrumento de autorregulação deste mercado''.
A RTP também foi contactada pelo Fantastic, e enviou uma carta à CAEM, pedindo para sair. As informações da rádio e televisão do estado salientam que ''Tal decisão que foi ponderada com toda a atenção, resulta da constatação de que a CAEM se tornou incapaz de cumprir, no actual enquadramento, o fim para que foi criada na sua função auto-regulatória e na capacidade de agregar todos os interesses do mercado.'', e diz ainda que ''foi tomada na Assembleia Geral do passado dia 30 de Abril , quando foi recusada sem qualquer fundamentação, a validação final do painel e das correcções ao sistema audimétrico.'' com que a RTP discorda.
Tanto a RTP como a TVI lembram que ''Essa auditoria pedida por quem paga 44,5% do custo desse serviço, não teria aliás quaisquer custos para os restantes Associados nem para a Associação pelo que a sua recusa, deixa dúvidas sobre a credibilidade do actual sistema e revela uma lamentável falta de transparência.''
Por fim, contactamos as duas associações envolvidas: a Gfk e a CAEM. A Comissão de Análise e Estudos dos Meios, contactada pelo Fantastic, não pertende fazer comentários a esta situação. Quanto a Gfk, até à publicação do artigo não obtemos resposta.
O artigo vai estar em constante atualização, até por obtermos mais informações por parte dos meios contactados.
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