Header Ads

Nova grelha RTP2 custa 22 Milhões de Euros

A nova grelha da RTP 2 vai custar 22 milhões de euros, sendo que cinco milhões são para comprar produtos externos, revelou ontem Alberto da Ponte, presidente da empresa pública.O responsável referiu que este valor significa um corte face a 2012, mas não especificou os montantes.

 A RTP 1 tem este ano 54 milhões para a sua grelha de programas. Contas feitas, nos dois canais generalistas, a empresa vai gastar 76 milhões de euros. O presidente do grupo não adiantou pormenores sobre o Plano de Desenvolvimento e Redimensionamento da RTP, que será revelado a 1 de março, já que para a semana irá reunir com sindicatos e a comissão de trabalhadores da empresa, mas disse que o "objetivo é aproveitar ao máximo possível os recursos internos, desde estúdios, equipamentos e pessoas", e "sacrificar alguma da produção externa".

O diretor disse ainda que apesar de considerar os 22 milhões "muito dinheiro", está disponível para, "se for preciso", "fazer transferências de orçamentos".

Alberto da Ponte falou ainda sobre a polémica ordem de serviço que proíbe os trabalhadores de falarem da empresa, considerando que apenas "chamou à atenção das pessoas que era preciso parcimónia e rigor na maneira como se comunica" com o exterior. "Limitamo-nos a repor uma instrução de 2003, uma vez que entendemos que neste momento a RTP vai voltar a ser o foco de muito palavreado e discussão e é preciso ter cuidado com a comunicação", disse, acrescentando que "quem se manifesta contra isso ou diz que é uma manifestação ditatorial não percebe nada do assunto".