Header Ads

Especial TVI - 20 Anos de Novelas


De 4 a 20 de Fevereiro, o Fantastic recordou os 20 anos da TVI, ao relembrar alguns dos programas que mais marcaram a história do canal. Entretenimento, novelas, séries, reality-shows, informação, desporto, especiais e muitos outros programas estiveram presentes neste 'Especial TVI 20 Anos'.

No dia em que a TVI comemora os 20 anos, encerramos a série de especiais onde recordamos  alguns dos programas que marcaram a história da estação. Hoje, serão as novelas portuguesas a serem relembradas, estas que foram responsáveis por grande parte do sucesso da TVI.

Ao longo destes 20 anos foram mais de 40 as novelas que fizeram as delícias dos telespectadores. Na sua maioria, líderes no horário em que foram exibidas, as produções portuguesas revolucionaram a TVI.  O Fantastic recorda dez dessas produções, que de alguma forma marcantes na forma de fazer ficção.

 Novela:Telhados de Vidro (1993)
Telhados de Vidro (1993)

O programa: É da autoria de Rosa Lobato de Faria. O ponto de partida centrava-se na morte de um homem rico (Jacinto Ramos) que deixa a sua fortuna, provada em testamento, para pessoas diversas com as quais ele convivia. A vilã da trama era Maria Clara (Eugénia Bettencourt) apoiada pelo seu irmão desequilibrado, Viriato (André Maia). Filomena Gonçalves era uma jovem que foi beneficiada pela herança, filha de Carmem Santos e João Rodrigo. 

Curiosidade: Foi a primeira telenovela portuguesa transmitida pela TVI, em 1993.

Ficheiro:Jardinsproibidostvi.png 
Jardins Proibidos (2000)

O programa:  Telenovela portuguesa da autoria de Manuel Arouca e Tomás Múrias, com 180 episódios. A protagonista desta história é então Teresa (Vera Kolodzig), uma jovem exemplar de 15 anos. Com a morte da “avó”, Teresa fica a saber que há um segredo na família. Afinal, ela é adoptada e os seus verdadeiros pais poderão ainda estar vivos.  A busca de Teresa vai agitar e destabilizar os núcleos familiares dos seus verdadeiros pais.

Curiosidade: Foi a primeira telenovela a vencer a ficção brasileira transmitida na SIC.


Ficheiro:Olhosdeaguatvi.png 
Olhos de Água (2001)

O programa: Telenovela portuguesa da autoria de Tozé Martinho, Sarah Trigoso e Cristina Aguiar. Leonor Serra e Luísa Negrão (Sofia Alves) foram separadas à nascença. A história começa em África, quando um incêndio devasta uma casa de um casal, e as duas gémeas são separadas. Alguns anos depois, Leonor e Luísa têm destinos completamente diferentes, e nem sabem que existem. Tudo vai mudar, quando Leonor vai a Lisboa, e, acaba por se encontrar com a sua irmã gémea, Luísa.  

Curiosidade: A telenovela foi um êxito e também foi transmitida pela Rede Bandeirantes, no Brasil. Destaque para a interpretação de Sofia Alves, naquele que foi considerado o seu melhor papel em televisão.


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/a/a5/Anjoselvagemtvi.png 
Anjo Selvagem (2001)

O programa: Telenovela portuguesa transmitida na TVI entre 2001 e  2003. Mariana de Jesus (Paula Neves) nasceu e cresceu num convento. Desde logo revela um jeito de maria-rapaz, como companheira de rua dos miúdos da aldeia onde fica o convento. Gosta muito de cantar e dançar, escapando-se pela janela a meio da noite com a sua amiga São (Teresa Tavares), companheira de quarto, para ir às discotecas da zona. Numa dessas saídas, Mariana conhece Pedro Brandão Salgado (José Carlos Pereira).

Curiosidade: Foi a novela portuguesa mais longa de sempre. Ao longo de ano e meio teve 603 emissões na TVI.


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/c/cf/Ninguemcmotu.png 
Ninguém como Tu (2005)

O programa: Telenovela transmitida da autoria de Rui Vilhena e contou com 199 episódios. É protagonizada por Alexandra Lencastre no papel de Luísa Albuquerque que tenta a todo o custo obter, dinheiro e amor. Após a falência do seu marido Mário Albuquerque, interpretado por Vítor Norte, acaba por casar com António (Nuno Homem de Sá) que mais tarde é vitima de um misterioso assassínio.

Curiosidade: Grande parte das audiências deveram-se ao mistério à volta do assassinato de António Paiva Calado, A pergunta ao mistério  ficou nas bocas do público até ao último episódio, onde, após uma confusa troca de copos durante a festa, se descobre que Guida (Sofia Aparício) foi a responsável pelo crime.

Vídeos: Último episódio da novela - Quem Matou António?

Tempo de Viver (2006) 
Tempo de Viver (2006)

O programa: Segunda novela da autoria de Rui Vilhena para a TVI, que contou com 219 capítulos. Urbana-suburbana, realista, contemporânea, Tempo de Viver retrata também outros aspectos dominantes da sociedade moderna ao tocar temas tão diferentes como a ambição, o swing, a vocação para padre, a ecologia, a prostituição de luxo, o impacto do divórcio nos filhos, as premonições, o esoterismo, o alcoolismo, a bissexualidade, entre outros.

Curiosidade: Tal como em Ninguém Como Tu, existiu uma componente de mistério ao longo da história da novela.  A identidade do pérfido "Tubarão" é desconhecida por quase todos e muitas das personagens são suspeitas, o que provoca mistério e suspense dentro da história e no próprio espectador. Gonçalo Martins de Mello (Marco d'Almeida) foi o escolhido para dar vida a um dos grandes mistérios da novela.



http://www.atelevisao.com/wp-content/uploads/2013/02/Doce-Fugitiva.jpg 
Doce Fugitiva (2006)

O programa: Doce Fugitiva é a adaptação da série de televisão argentina Kachorra. Tudo começa quando a protagonista é transportada para a penitenciária onde aguarda julgamento, mas sofre um acidente e aí vê uma oportunidade ideal para assumir outra identidade, a de Maria do Anjos, uma noviça e mestre em doçaria conventual e chocolates.

Curiosidade: Possuindo o mesmo estilo que a novela rival Floribella, da SIC, Doce Fugitiva acabou por se revelar um sucesso. É até hoje uma das telenovelas da TVI que mais fez sucesso com os jovens.


http://img484.imageshack.us/img484/5534/ilhadosamoresax9.jpg 
Ilha dos Amores (2007)

O programa: Ilha dos Amores foi uma telenovela  da autoria de Maria João Mira e Diogo Horta. Rodada nos Açores, esta novela cruzou o destino de duas famílias: os Machado da Câmara e os Valente, duas famílias rivais, unidas finalmente pelo casamento de Clara Machado da Câmara (Sofia Alves) e Tomé Valente (Marco d'Almeida).
Curiosidade: Na Gala da Ficção Nacional, organizada pela TVI, estiveram em votação 28 telenovelas, das quais foram eleitas as 5 preferidas. Foi a telenovela Ilha dos Amores a escolhida pelos telespectadores portugueses como a melhor telenovela de sempre da TVI.


http://www.tvi24.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/13360924/550 
Meu Amor (2009)


O programa: A novela contou com Alexandra Lencastre (Patrícia), Margarida Marinho (Helena) e Rita Pereira (Mel) no elenco e centrou o enredo na relação clandestina entre Mel e Bernardo (Marco D'Almeida).
Curiosidade: É a primeira telenovela portuguesa nomeada e vencedora dos Prémios Emmy Internacional, na categoria de Melhor Telenovela



http://www.zapping-tv.com/wp-content/uploads/2013/02/Alexandra-Destinos-Cruzados.jpg 
Destinos Cruzados (2013)

O programa: Destinos Cruzados foi a última telenovela portuguesa a estrear na TVI, a 27 de Janeiro de 2013 e é da autoria de António Barreira. Amor, ódio, troca de identidades, beleza, glamour, música popular, tuning, corridas ilegais, festas privadas, corrupção, gente determinada e batalhadora, pessoas desonestas e oportunistas, o luxo e o lixo da sociedade servem de pano de fundo à história de duas mulheres, cujas vidas jamais serão as mesmas depois de verem os seus Destinos Cruzados.

Curiosidade: Apesar da forte promoção e das expectativas criadas à volta desta trama, acabou por ser uma das poucas estreias da TVI a perder para a concorrência. Até hoje, nunca conseguiu liderar no horário, ficando atrás da novela Dancin Days da SIC.


Chega assim ao fim a série de Especiais dos 20 Anos TVI. Se quiser recordar outros programas da estação, visite o site http://www.tvi.iol.pt/20anos. Esta noite, dia 20, pelas 21h20, não perca em direto a gala do 20º aniversário, em direto do CCB.
PARABÉNS TVI!