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RTP1 com uma nova imagem e programação a 14 de Janeiro

A nova grelha de programação da RTP1 foi ontem apresentada à imprensa. Para além dos novos programas e renovação dos talk shows, a estação vai aparecer dia 14 de Janeiro com uma nova imagem.

‘Portugal sempre ligado’ é a nova assinatura da estação, que terá "80% de programas novos". "É uma revolução e uma tentativa de estarmos próximos dos portugueses", afirmou Alberto da Ponte, presidente da RTP. O objetivo é trazer os espectadores de volta depois de, em 2012, as audiências terem caído para mínimos históricos.

A nova imagem marca ainda a estreia em definitivo do formato 16:9 na RTP1 – algo que já acontece na RTP2 desde maio -, e substitui as habituais vinhetas gráficas por umas que destacam as paisagens de Portugal de norte a sul, e ilhas. No restante grafismo é bem patente o uso de várias cores na promoção dos programas.

Quanto à programação:



As manhãs e tardes mantém a sua linha actual mas com uma renovação gráfica e cénica nos talk show diários. João Baião e Tânia Ribas de Oliveira assumem a Praça da Alegria; já José Carlos Malato e Marta Leite de Castro regressam ao Portugal no Coração. Às 14 horas mantém-se a exibição de uma novela.


Em horário nobre a estação encurta o ‘Telejornal’ para 45 minutos, mas será seguido pelo novo espaço de debate '360'. A seguir acaba com a emissão de concursos e aposta na série ‘Sinais da Vida’, emitida de segunda a sexta-feira às 21h30. Depois, seguem-se as séries documentais: ‘Não me Sai da Cabeça’ (2ª feira), ‘Quem é que tu Pensas que és?’ (3ª feira), ‘Portugal de...’ (4ª feira), ‘Conta-me História’ (5ª feira) e ‘Portugueses pelo Mundo’ (6ª feira).

Pelas 23h30 chega mais uma temporada do '5 para a meia-noite'.

Ao fim de semana chegam duas sitcoms: ‘Hotel Cinco Estrelas’ e ‘Os Compadres’. Ao sábado à noite, Catarina Furtado regressa com ‘Don’t Stop Me Now’ e Bruno Nogueira estará aos domingos com ‘Odisseias’.

Os custos de programação vão diminuir 16 milhões de euros para este ano de 2013. "É necessariamente mais barata. Foi pedido um grande esforço de negociação e contenção", disse ontem Luís Marinho, diretor-geral da RTP.
A grelha da RTP1 ficou cerca de 20% mais barata face ao ano anterior. Em 2012, a grelha ficou abaixo dos 70 milhões de euros, enquanto este ano esta foi inferior a 55 milhões de euros. É a “grelha mais baixa de sempre” da RTP, afirmou o director de programas, Hugo Andrade, adiantando que “Esta é uma grelha com a qual me identifico”,  que este “é um recomeço de uma nova RTP”.

Luis Marinho disse ainda que em 2012 a RTP perdeu 30% das receitas publicitárias, cerca de 12 milhões de euros.

Até ao fim do mês será apresentada a grelha da RTP 2.