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GFK deverá alterar 30% do painel de audiências televisivas

A GFK, empresa responsável pela medição das audiências televisivas em Portugal, já começou a alterar o painel de casas onde instalou os seus audímetros. Ao todo, as mudanças vão atingir 30% dos cerca de mil lares que constituem a amostra.

O sistema de medição de audiências da GFK entrou em funcionamento a 2 de Março de 2012, altura em que deixou de ser responsabilidade da Marktest, após o concurso público. Contudo, a ocorrência de várias falhas fez com que fosse fortemente contestado, primeiro pela RTP e depois pela TVI, que pediram a intervenção da Entidade Reguladora para a Comunicação Social para ajudar a solucionar o problema.
A GfK viu-se, então, confrontada com a necessidade de alterar o estudo de base a partir do qual selecionou o painel de espectadores onde foram instalados os audímetros. Uma das medidas foi adaptar a amostra aos dados do Censos 2011 (o painel inicial tinha por base o Censos 2001), assim como ao aumento da população com televisão por subscrição, impulsionado pelo processo de transição para a Televisão Digital Terrestre, concluído em 2012.

"Para reequilibrar a amostra, temos de instalar pouco mais de 330 lares", revela ao CM António Salvador, diretor-geral da GfK, assegurando que o novo painel estará operacional a 1 de março. "Neste momento, já atingimos mais de um terço do objetivo. Está tudo a correr conforme previsto e o prazo será cumprido", acrescenta.

Posteriormente, a atualização do painel será feita de dez em dez anos, mas todos os anos a GfK prevê fazer alterações de pequena dimensão.