Header Ads

Dia de Mudanças na RTP1: Todas as novidades da nova grelha


Uma convulsão de novidade têm sido lançadas nos últimos dias sobre a nova grelha de programação da RTP1. Novos horários dos talk show, diminuição do tempo do Telejornal, mais tempo para o Jornal da Tarde, fim das novelas brasileiras às 14h e novos dias de exibição de programas com história na estação pública. Ao que tudo indica, será hoje apresentada a nova grelha à imprensa. Apresentamos agora todas as mudanças da programação para os próximos dias.


Começamos pela informação. A RTP1 vai diminuir a duração do principal serviço noticioso da estação para os 45 minutos. O Telejornal deixa assim os 60 minutos de duração para terminar perto das 20h45, apesar de estarem previstos outros programas de informação e debate a serem emitidos logo a seguir.

Por outro lado, o Jornal da Tarde (13 horas) da estação publica sofre um aumento. Hoje a terminar perto das 14h10, o serviço vai passar a dar até às 14h30, igualando a duração dos concorrentes privados da SIC e TVI.


Prestes a terminar, com o último episódio previsto para dia 11 de Janeiro, a RTP1 vai deixar de emitir novelas brasileiras na faixa das 14 horas. Vidas em Jogo será a última a ser exibida, uma vontade da direcção de programação que já tinha sido comentada o ano passado.


Depois de anunciadas as mudança na apresentação da 'Praça da Alegria', a partir de dia 14 com a condução de João Baião e Tânia Ribas de Oliveira, chega a vez do Portugal no Coração. Também na mesma data, e já sem a novela brasileira, o talk show das tardes da estação pública deverá passar a ser emitido logo a partir das 14h30.

Mas há mais, depois de confirmada a apresentação de José Carlos Malato na condução do reformulado talk-show, é conhecido agora o nome da apresentadora que lhe vai fazer dupla. O Diário de Notícias avança que Marta Leite de Castro, até aqui apresentadora do extinto “Cinco Sentidos”, sai das tardes de domingo para os dias úteis. A junção de José Carlos Malato e Marta Leite de Castro na condução do “Portugal no Coração” é um regresso ao início do formato. Depois de Maria João Silveira e Merche Romero, Marta foi a escolha da RTP, há anos, para acompanhar Malato no “Portugal no Coração”, onde já era repórter.


A nova grelha da RTP1 para o ano de 2013 continua a sofrer alterações. E um dos programas mais históricos do canal, hoje com mais de 10 anos de exibição, também vai sofrer alterações, neste caso no dia de exibição.  Fátima Campos Ferreira, que até aqui conduzia o “Prós e Contras” às segundas-feiras, passa agora para os domingos à noite no mesmo formato. Esta mudança acontece já a partir de dia 20, o que quer dizer que «o maior debate da televisão portuguesa» vai fazer frente a “Vale Tudo” da SIC e a “A Tua Cara Não Me É Estranha” da TVI.

Anunciadas estão também, como já noticiados no Site Fantastic, o fim dos programas, Estado de Graça, 5 Sentidos, TOP +; e a continuação dos programas '5 para a meia-noite' e Herman 2013.