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Conheça o tema da próxima 'Grande Reportagem SIC'

Já foi dado a conhecer o tema da próxima Grande Reportagem SIC dos dias 5, 6, 7 e 8 de fevereiro, no ‘Jornal da Noite’

O BPN ficará na história por várias razões. Provocou um prejuízo aos contribuintes que já chegou aos 3 mil e 400 milhões de euros e que, se tudo correr mal, chegará aos 7 mil milhões.

Durante 5 meses, uma equipa da SIC mergulhou no dossier BPN. O jornalista da SIC Pedro Coelho falou com 51 pessoas, entre banqueiros e ex-banqueiros, arguidos dos processos judiciais em curso, advogados, acionistas e administradores do BPN e da SLN, hoje Galilei, clientes lesados, políticos. O BPN pesará na consciência de muitas dessas pessoas: a maioria rejeitou ser entrevistada.

'A Fraude' apresentará a reportagem durante 4 capítulos. O primeiro capítulo – “A Linha do Tempo” – faz um sobrevoo sobre os dez anos de Oliveira e Costa na SLN/BPN, identificando os momentos que criaram lodo nas contas do banco. Um relato histórico detalhado – ano a ano. No segundo capítulo – “Anatomia de um Golpe” – fechamos o ângulo na fraude e explicamos a forma como o dinheiro dos depositantes serviu para financiar negócios ruinosos e alimentar empréstimos, sem garantias, a figuras próximas da administração da SLN. “No Rasto do Dinheiro” leva-nos à Holanda e a Cabo Verde. O terceiro capítulo instala-se na Cidade da Praia, sede do famoso Banco Insular, que deu à fraude dimensão internacional, e em Amesterdão. Na capital holandesa descobrimos um farejador de dinheiro: um homem que lidera uma equipa multidisciplinar que segue o rasto de dinheiro sujo.  No quarto capítulo – “A Caixa Negra” – analisamos a gestão nacionalizada entregue à Caixa Geral de Depósitos. Entregar a administração do BPN à concorrência direta terá custado ao país mais do que o buraco aberto pela gestão de Oliveira e Costa.

‘A Fraude’ em capítulos é uma reportagem de investigação de Pedro Coelho, com imagem de Luís Pinto, edição de imagem de Ricardo Tenreiro, grafismo de Alexandre Ferrada e Carla Gonçalves, pós produção áudio de Octaviano Rodrigues e coordenação de Cândida Pinto.