Header Ads

Análise das Audiências TV em 2012

Num ano marcado pela polémica na medição de audiências televisivas, com a passagem de testemunho da Marktest para a GFK em Março de 2012, a TVI volta a ser a estação mais vista ao longo do ano. Já o programa mais visto foi transmitido pela SIC. O Site e Fórum Fantastic apresentam agora a análise dos resultados audimétricos de 2012.

Polémicas à parte, no que à medição de audiências dizem respeito, o ano foi ganho pela TVI. A estação de Queluz de Baixo foi a preferida dos espectadores em 2012 com uma quota média de mercado de 24.5%. A SIC ficou na vice-liderança das audiências fechando 2012 com 21.9% de share médio. As estações públicas de sinal aberto terminaram o ano com uma média de 15.0% (RTP1) e 3.4% (RTP2). Já o conjunto de canais cabo somaram uma fatia de 24.8% de quota média de mercado.


Quanto aos programas mais vistos do ano de 2012, o futebol praticamente domina a tabela. No lugar cimeiro está o jogo das Meias-finais do Euro 2012 que a SIC transmitiu no dia 27 de Junho entre Portugal e Espanha. A partida alcançou uma média de 39,5% e 76% de quota de mercado, ou seja foram quase 4 milhões de espectadores em média.

Alguns informativos também têm lugar na tabela muito devido a terem sido transmitidos logo a seguir a grandes partidas de futebol que entraram também neste TOP20 do ano. Um dos grandes destaques é a presença do entretenimento da TVI entre os programas mais vistos do ano, confirmando o enorme sucesso destes formatos: A Tua Cara não me é Estranha e Casa dos Segredos 3.