Header Ads

RTP1 também exibe "Contos de Natal"


À semelhança do que irá acontecer na RTP2, também a RTP1 exibe uma série de episódios intitulados "Contos de Natal". Apesar do mesmo nome, as duas produções são diferentes, sendo que esta foi gravada em 2006 pela RTP e Utopia Filmes.

Na madrugada de 24 para 25, as primeira três serão emitidas às 2h17. As restantes três vão para o ar na madrugada seguinte, pelas 3h20. Ao todo são 6 contos, com 25 minutos cada, e que conta com nomes como Beatriz Batarda, Manuela Couto, Nicolau Breyner, Gonçalo Waddington, Manuel Marques, Francisco Nascimento, Rita Loureiro, Paulo Pires, Lurdes Norberto e Ricardo Aibéo.

Assim, segundo a RTP, "celebra-se o Natal com uma série criativa, original e arrojada, adaptando ao tempo presente três contos de prestigiados autores da literatura portuguesa: Manuel da Fonseca, Miguel Torga e Raul Brandão; e ainda dois contos originais de figuras públicas da atualidade – Catarina Furtado e José Alberto Carvalho – e um conto original da Utopia Filmes."

A primeira curta, de José Nascimento, recria numa praça de Lisboa o Natal dos Pobres de Raul Brandão, onde Manuela Couto veste a pele de Glória, uma mulher que encontra uma nova família e que acaba por recuperar alguém que havia perdido há muito tempo. À reconhecida atriz juntam-se outros nomes sonantes como Nuno Melo e Francisco Nascimento.

João Botelho adaptou um conto de Manuel da Fonseca e fomos para o Alentejo profundo com a internacionalmente galardoada actriz Beatriz Batarda, para saber o que três ladrões de automóveis fazem numa Noite de Natal.

Com a história original realizada por João Constâncio, fazemos uma visita à Night Shop na noite de Natal numa, onde nos cruzámos com Francisco, um homem divido entre um fim e um recomeço. Ricardo Aibéo é esse homem num processo de reconstrução das suas relações com as várias mulheres da sua vida, Rita Loureiro, Rita Durão e Rita Brutt.
Catarina Furtado e a José Alberto Carvalho também apresentam as suas histórias originais que serão transpostas para imagens pelos realizadores Miguel Gaudêncio e Vítor Candeias, onde, entre o elenco encontramos os nomes sonantes de Albano Jerónimo, Paula Lobo Antunes, Paulo Pires, Lurdes Norberto e José Carlos Malato